Branding e Presença Digital: como criar marcas inesquecíveis

Branding e Presença Digital são dois requisitos obrigatórios para a construção de marcas inesquecíveis. Entenda cada um deles e saiba como aplicá-los na sua empresa! 

Branding

Você com certeza conhece marcas que são inesquecíveis e que considera como referência em seus segmentos. Um rápido exercício de reflexão pode te ajudar a identificar quais são suas marcas top-of-mind. Pense em:

  • Uma marca de bebidas
  • Uma marca de automóveis
  • Uma marca de tecnologia
  • Uma marca de streaming

As marcas que vieram à sua mente são, provavelmente, aquelas com as quais você tem contato no dia a dia ou que possuem uma gestão de marca efetiva, que suscita sentimentos nos consumidores e integra conceito, missão, valores e identidade visual. Isso é branding! 

Um bom planejamento de branding deve abordar elementos como marketing, reputação, design, experiência, funil de vendas e publicidade de maneira integrada. Marcas inesquecíveis não são lembradas apenas pelos seus propósitos ou pelas suas logomarcas, mas sim pelo que representam como um todo. 

Antes de estruturar uma estratégia de branding na sua empresa, reflita sobre como a marca está estabelecida no momento, por que ela deve ser aprimorada ou redesenhada e qual será o impacto desse movimento no comportamento dos clientes. 

Presença Digital

Além de branding bem estruturado, marcas inesquecíveis devem gerar pontos de contato em todos os canais nos quais seu público está presente. Isso significa que, no momento em que os clientes estão imersos no universo online, é necessário que as marcas estabeleçam presença digital

Presença digital nada mais é do que a criação de um ambiente virtual para a marca através de canais com os quais os consumidores possam interagir, como site, blog e redes sociais. Essa estratégia também pode ser complementada com criação de conteúdo relevante e SEO, aumentando as chances de a marca ser encontrada em motores de busca. 

Estar presente no digital é fundamental para empresas que desejam estabelecer uma comunicação omnichannel, unindo todos os pontos de contato com o cliente para criar uma experiência integrada e mais interativa. Também é possível ir além do online e adotar o phygital, em que os ambientes físicos e digitais se complementam.

Qual é o estágio da sua marca?

Entenda em qual estágio sua marca está quando o assunto é Branding e Presença Digital:

  • Iniciante: sua marca ainda não tem identidade e objetivos definidos. 
  • Intermediário: sua marca já tem valores definidos e uma identidade marcante no offline, mas ainda não está presente no ambiente digital. 
  • Avançado: o público confia na sua marca, e ela já tem pontos de contato estabelecidos no online. 
  • Expert: a identidade e a comunicação da sua marca estão integradas no offline e no online, criando uma experiência inesquecível para o consumidor. 

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