Gamificação: como utilizar nos programas de fidelidade?

Gamificação é uma estratégia dentro do Loyalty utilizada para transformar a jornada do cliente em uma experiência diferenciada, inovadora e divertida. São usados elementos de jogos para manter o interesse nos conteúdos criados. 

O que é gamificação? 

Em síntese, é a utilização de elementos de games dentro de estratégias, mas como isso funciona? Basicamente, com o uso de regras, pontuações e a realização de tarefas, é possível criar motivações para o cliente. Dessa forma, ele fica cada vez mais interessado em continuar as etapas, assim como em um jogo de videogame.

Jogos têm objetivos, assim como seu consumidor, que também é movido pelo interesse criado a partir da superação de obstáculos e as conquistas que vêm como consequência. A ideia de competição está no âmago do processo e, para que este seja justo, todos devem conhecer as regras e seus objetivos e a participação deve ser voluntária. 

A gamificação é uma das melhores formas de fidelizar clientes, uma vez que ela gera mais interação e engajamento. Além disso, esse modelo de dinâmica incentiva o consumidor a compartilhar sua experiência com terceiros, divulgando a marca organicamente. 

Quais são os princípios e elementos da gamificação? 

Mesmo tendo como foco a interação do público, não é apenas isso que caracteriza uma estratégia de gamificação. Primeiro, precisamos conhecer os elementos necessários para esse tipo de estratégia

  • Regras claras e imutáveis 
  • Um bom enredo a ser seguido
  • Diferentes níveis de dificuldade 
  • Tempo para realização de tarefas
  • Sistema de pontuação 
  • Feedback e sistema de premiação 

Essas são as regras básicas para começar um jogo com seus clientes, mas é preciso também pensar em uma interface bem desenvolvida. Para que a dinâmica promova Customer Experience, é preciso conhecer muito bem sua persona para saber que tipo de jogador ela será e, assim, desenvolver uma jornada cativante. 

Algumas dicas de gamificação

Os jogadores não se mantêm engajados apenas quando estão ganhando, mas quando sentem que estão no controle da situação. Por isso, crie uma dinâmica em que seu cliente se sinta no comando. Ao desenvolver um ambiente estimulante, o usuário continuará participando do jogo mesmo que não ganhe sempre. 

A gamificação é uma das maiores tendências no mercado de fidelização. Para ficar por dentro de outras estratégias que estão em alta, confira nossos materiais completos:

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