Martech: o que é, como funciona, vantagens

Martech (também conhecida como tecnologia de marketing) é toda tecnologia empregada a serviço do marketing. Os softwares de Martech são usados para criar, executar, gerenciar e medir o desempenho de conteúdo, campanhas e experiências online e offline. “Tecnologia de marketing” e “software de marketing” também são termos usados ​​com frequência.

Algumas outras definições de Martech incorporam também aplicativos usados ​​por vendas (salestech) e sucesso do cliente.

Martech e Loyalty

Segundo a Hibou, empresa de monitoramento de mercado e consumo, Martechs são tecnologias que deixam o Marketing mais estratégico e o consumidor mais encantado. Suas principais atribuições são:

• Automação e simplificação de processos;

• Coleta e análise de dados comportamentais do público-alvo;

• Planejamento, execução, mensuração e análise de campanhas.

Empresas que desenvolvem soluções de tecnologia direcionadas para Marketing também são consideradas Martechs - como a Indico - e estão segmentadas em cinco categorias:

Data & Management, Content & Experience, Advertising & Promotion, Commerce & Sales e Social & Relationship.

As Martechs são um pilar fundamental para o Marketing Dinâmico, uma vez que permitem a captação de dados em tempo real, a geração de insights sobre comportamentos de consumo, a criação automática de conteúdos personalizados, e outras funções.

A segmentação não é exclusiva, ou seja, as Martechs podem se enquadrar em mais de um modelo. A Indico, por exemplo, é uma Martech de Loyalty que oferece soluções relacionadas a cada um desses segmentos, desde o gerenciamento de Big Data até o desenvolvimento de programas de relacionamento, fidelização e engajamento.

O que é uma “martech stack"?

Todos os aplicativos de software usados ​​para criar, executar, gerenciar, orquestrar e medir os resultados das atividades de marketing são conhecidos como uma Martech Stack ou “pilha” de Martech. As pilhas podem incluir aplicativos comerciais, prontos para uso e/ou software doméstico. 

O número de aplicativos na pilha de qualquer empresa varia muito, mas não é incomum que as empresas tenham mais de 100.

Ao construir sua pilha, não se concentre em tentar encontrar um guia para lhe dizer o tamanho que sua pilha deve ter. Em vez disso, trabalhe do zero de acordo com suas necessidades.

Martech na prática:

1. Estabeleça sua infraestrutura de tecnologia fundamental

Para a maioria das empresas, isso inclui:

  • Uma forma de criar materiais de campanha.
  • Uma maneira de gerenciar relacionamentos com clientes potenciais e clientes.
  • Um meio de adquirir e nutrir leads e engajar clientes.
  • Um ou mais sistemas para dar suporte à equipe.
  • Ferramentas para analisar e avaliar resultados.
  • Ferramentas para gerenciar ativos, orçamentos e tecnologia.
  • Uma plataforma para facilitar as vendas online

Você pode não precisar de ferramentas distintas para cada função, dependendo da sua empresa sua plataforma de automação de marketing também pode funcionar para CRM e e-mail, por exemplo.

2. Considere coisas além da funcionalidade principal:

  • Adequação ao tamanho e habilidades de sua equipe. Se você escolher um produto que seja muito complexo para sua equipe, ele nunca será totalmente utilizado e você não obterá retorno suficiente sobre seu investimento.
  • Escalabilidade. Você deve ser capaz de usar seus elementos fundamentais por 3 a 5 anos. Isso significa que eles devem ser capazes de crescer com a empresa. 
  • Custo. É importante entender como suas plataformas influenciam e impactam métricas relevantes, como os custos de aquisição do cliente (CAC).

3. O que você precisa para atingir seus objetivos?

Com mais de 9.000 produtos martech no mercado, como você os classifica? 

Um dos principais contribuintes para o aumento da pilha é a funcionalidade dentro de softwares e plataformas. Isso é causado por olhar para cada conjunto de requisitos de tecnologia por conta própria e não considerar a pilha como um todo.

Martech vs Adtech

Martech e adtech são a mesma coisa? 

Não. A tecnologia de publicidade ou Adtech é uma categoria de Martech que permite aos profissionais de marketing comprar, entregar e medir campanhas de publicidade digital. 

Quais aplicativos os profissionais de martech mais usam?

Os profissionais de marketing, desde a equipe de base até os níveis executivos, relataram o uso de uma série de tecnologias para potencializar suas atividades. 

“Quando se trata de plataformas/ferramentas utilizadas pela gestão de marketing, reinaram planilhas (77%), ferramentas de gerenciamento de projetos (60%) e plataformas de automação de marketing (53%).

Os profissionais da Martech gastam mais de 10 horas por semana usando aplicativos de planilhas, automação de marketing e gerenciamento de projetos”

(Fonte: 2022 MarTech Salary and Career Survey)

Conheça a Indico

Criamos e gerenciamos ecossistemas de loyalty que conectam marcas e clientes, gerando o engajamento necessário para o desenvolvimento do seu negócio.

Entendemos o que sua empresa precisa para ir além, analisamos dados para traçar a melhor rota, criamos soluções de ponta a ponta para atingir o seu objetivo e, assim, construímos laços com o seu cliente. Um engajamento que gera resultados.

Todo o processo é realizado aqui. Criamos conceitos, tecnologias e soluções de maneira personalizada, para alcançar o seu propósito.

Entenda, analise e crie. Entre em contato conosco e transforme seus clientes em fãs.