Como comunicar um programa de fidelidade

Uma das melhores maneiras de transformar clientes em compradores recorrentes são os programas de fidelidade, mas saber comunicar o programa para manter seus clientes engajados pode ser um verdadeiro desafio. 

Comunicando o programa da maneira correta é possível trazer novos clientes e manter os que já existem, além de incentivá-los a continuar no programa e consumir mais

Dito isso, aqui temos algumas dicas de como comunicar o seu programa de fidelidade. 

Boas-vindas

Uma boa primeira impressão é muito importante, logo envie um e-mail simples dando boas-vindas, se apresentando rapidamente e explicando algumas informações sobre o programa, incluindo os benefícios que o cliente está adquirindo - Sempre fazendo com ele se sinta acolhido pela marca.

Seguindo, envie um e-book, artigo ou passo a passo, sobre como fazer login pela primeira vez, além de informações detalhadas sobre o que o cliente deve esperar do programa, regras de participação, como ganhar mais, adquirir cupons, ter uma participação mais ativa dentro do programa e mais. 

Não se esqueça de incluir as respostas para as dúvidas mais comuns do público sobre o programa e mostrar quais canais de comunicação o cliente deve usar em caso de dúvidas. 

Primeira compra 

A mensagem após a primeira compra é uma das mais importantes: o objetivo desta é não apenas comunicar, mas mostrar ao cliente que reconhece a decisão dele em confiar na marca, além de enviar ofertas, ou cupons, como forma de agradecimento. 

É importante, também, comunicar sobre a evolução do participante no programa a partir desta primeira compra, motivando-o a continuar participando.

Continuidade

Manter uma linha de comunicação é muito importante, principalmente para comunicar mudanças de níveis, novas promoções, benefícios novos e também atualizações de produto, este último com o intuito de mostrar que a marca continua sempre evoluindo. 

Receber essas comunicações deve ser opcional, mas sempre mostre a importância de receber as atualizações, para que o cliente deseje continuar sendo informado. É importante manter uma comunicação direta e sem excessos, afinal ninguém gosta de receber milhares de e-mails toda semana, além de pop ups, mensagens e outros. 

Comemorações

Datas comemorativas são importantes, então envie mensagens, cupons e descontos em dias importantes, como datas comemorativas relevantes, aniversários dos usuários ou até mesmo aniversário de tempo de uso do programa. 

Fazer uma comunicação planejada para ocasiões sazonais é uma boa forma de enviar “mimos” e fazer o cliente se sentir especial. Esse tipo de comunicação tem o poder de deixar um grande impacto positivo no público, ainda mais por ser individual. 

Senso de comunidade

E-mails, pop-ups e mensagens automáticas são ideais para mostrar o quanto você se importa com o seu público, mas apenas isso não cria um senso de comunidade, é necessário mais. 

Criar uma comunidade é importante, logo incentivar os clientes a compartilhar, curtir e engajar com a marca é o caminho certo. Incentivar, mesmo que em troca de um benefício, os clientes a se conectarem é uma forma de fazê-los trocar experiências positivas criando um senso de comunidade e dando motivação para que estes continuem consumindo

Mais algumas dicas

Segmente seus conteúdos para que sejam cada vez mais personalizados, pense em diferenças como clientes novos, antigos, frequentes ou esporádicos. A segmentação permite a otimização, além de dar mais chances de testar diferentes formas de se comunicar com diferentes públicos

Não esqueça de avisar sobre pontos e promoções que estão para expirar, isso evita que você tenha responsabilidade pela perda de pontos e cria confiança no cliente perante a sua marca. Além disso, esses são os e-mails que causam mais cliques, aumento nas taxas de conversão e, também, incentivam o cliente a resgatar mais pontos na próxima compra

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