Programas de fidelidade em mercados: como criar, tendências, vantagens

Entenda como funcionam os programas de fidelidade em mercados e saiba como fidelizar clientes com estratégias modernas e alinhadas às principais tendências do momento

Os mercados são visitados diariamente por seus clientes. Portanto, existe uma grande oportunidade para criar programas de fidelidade, engajamento e relacionamento. 

No artigo de hoje, explicamos quais são as tendências para o setor, quais estratégias de fidelidade podem ser utilizadas e quais são suas vantagens.

Programas de fidelidade em mercados

Os mercados, assim como outros modelos de negócio, podem se beneficiar muito de estratégias para conquistar e manter a fidelidade dos clientes. 

Os programas de fidelidade surgem como uma ferramenta fundamental nesse processo, oferecendo uma série de vantagens tanto para os consumidores quanto para os estabelecimentos comerciais.

Sendo projetados para recompensar os clientes por suas compras regulares e incentivar o retorno às lojas, os programas de fidelidade de mercados, geralmente, oferecem a possibilidade de acúmulo de pontos e descontos exclusivos. 

Tendências para mercados

Em qualquer setor, as estratégias de fidelização de clientes devem estar alinhadas com as tendências do momento. 

Por isso, listamos a seguir as principais tendências para mercados, que devem servir como base para o planejamento dos seus programas de fidelidade.

  1. Experiências phygital: os consumidores buscam conveniência e desejam ter a opção de realizar compras online e receber em casa, ou até mesmo comprar online e retirar no mercado. 
  2. Uso de tecnologias: desde a criação de aplicativos até a instalação de caixas de autoatendimento, a tecnologia está dominando a experiência de compra nos mercados.
  3. IA para personalizar: o uso de Inteligências Artificiais está chegando em todos os setores, e com os mercados não seria diferente; as IAs estão sendo utilizadas para realizar precificações inteligentes e identificar ofertas personalizadas para cada perfil de consumidor.
  4. ESG: cada vez mais engajados com causas sociais e ambientais, os consumidores querem se envolver com marcas que incentivam a sustentabilidade.

Estratégias de fidelização para mercados

A partir dessas tendências, é possível pensar em estratégias inovadoras e modernas que engajem os clientes, criem relacionamentos duradouros e incentivem a fidelidade. 

  1. Programa digital e com gamificação: acompanhando a tendência de digitalizar os negócios, é importante que o programa de fidelidade possa ser acessado em um aplicativo ou site, onde o cliente consiga ver seus avanços e possa resgatar os benefícios facilmente. Além disso, o programa deve ser gamificado - com elementos como níveis, desafios, missões, metas, rankings e badges - de modo a incentivar a participação e o engajamento de forma divertida.
  1. Descontos e ofertas hiper-personalizadas: com o uso de Inteligência Artificial, já é possível identificar e enviar descontos e ofertas extremamente personalizadas considerando o perfil e preferências de cada consumidor, o que torna a experiência de compra mais fácil e conveniente.
  1. Metas de sustentabilidade: para se posicionar como um negócio sustentável, o mercado pode recompensar seus clientes por atingirem metas de sustentabilidade, como reciclagem de embalagens.
  1. Experiências na loja: criar experiências dentro da loja pode incentivar ainda mais o retorno dos clientes. Degustações de produtos e workshops de culinária são uma boa ideia para reunir os clientes no estabelecimento e criar uma percepção positiva sobre a marca.

Os programas de fidelidade em mercados não apenas incentivam a repetição de compras, mas também promovem a lealdade do cliente a longo prazo. 

Ao oferecer benefícios tangíveis, como descontos personalizados, e ao mesmo tempo criar uma experiência envolvente e informativa, os mercados podem não apenas aumentar sua base de clientes fiéis, mas também criar uma comunidade de consumidores engajados. 

Sobre a Indico

Criamos e gerenciamos programas de fidelidade que conectam marcas e clientes, gerando o engajamento necessário para o desenvolvimento do seu negócio.

Conte com a expertise de +100 programas de fidelidade desenvolvidos e implementados. Entre em contato conosco e transforme seus clientes em fãs!