Como utilizar dados para aplicar a metodologia Job to Be Done

Saiba por que o uso de dados é essencial para entender a necessidade do cliente e, então, realizar a metodologia Job To Be Done com assertividade. 

O que é Job To Be Done? 

O termo Job To Be Done foi criado pelo administrador e professor Clayton Christensen com o objetivo de simplificar a identificação da necessidade do cliente e a criação de soluções com base no contexto dos consumidores. 

Ao entrar em contato com uma marca para consumir seu produto ou serviço, o consumidor está a contratando para solucionar um problema ou alcançar um objetivo. O Job To Be Done (trabalho a ser feito pela empresa), portanto, ajudará o indivíduo a resolver essa necessidade. 

Para entender mais sobre essa metodologia, leia o material completo que desenvolvemos. 

Qual é o papel dos dados no Job To Be Done?

Na estratégia Job To Be Done, os dados assumem um papel de extrema importância, uma vez que eles geram insights sobre as necessidades dos consumidores antes mesmo que estes procurem as marcas. 

Para captar, organizar e analisar os dados corretos, é importante lembrar que existem três tipos de necessidades que motivam o cliente a buscar a solução de uma empresa:

  • Funcional
  • Social
  • Emocional

Ao entender, com antecedência, o que o seu cliente deseja, a marca torna-se capaz de oferecer o produto/serviço ideal para cada indivíduo. Como consequência, o consumidor fica satisfeito com a experiência de compra e a marca gera retenção e fidelização. 

Job To Be Done e Marketing Dinâmico 

O Job To Be Done é um dos conceitos fundamentais do Marketing Dinâmico, estratégia que promove Customer Experience, fideliza clientes e promove os melhores resultados através da união entre Marketing e Tecnologia.

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