CX e Customer Lifetime Value: integrando métricas e impulsionando resultados

Entenda como integrar duas métricas importantes para sua estratégia de Marketing e impulsionar seus resultados! 

O Customer Lifetime Value (CLV ou CLTV), em tradução livre “valor da vida útil do cliente”, já é uma métrica conhecida e amplamente utilizada no mercado. Ela determina qual será o lucro obtido pela empresa durante a vida útil total de um cliente. 

Sua mensuração é feita, de maneira simplificada, da seguinte forma:

CLV = Ticket médio do cliente x Tempo de vida do cliente com a marca

Porém, com o Marketing Dinâmico, mais novo modelo de Marketing, é possível ir além dessa métrica. A mensuração de resultados no Marketing Dinâmico é feita com base em uma nova métrica: o Customer Experience Lifetime Value (CXLV), ou “valor da vida útil total da experiência do cliente”. 

Antes de se aprofundar em CX, é importante não confundir o seu conceito com o de outras siglas. Confira abaixo a diferença entre cada uma delas:

  • CS: Customer Success - área da empresa responsável por garantir a satisfação do consumidor. 
  • UX: Experiência do Usuário - experiência que o usuário tem ao interagir em touchpoints da marca (site, aplicativo etc.). 
  • CX: Experiência do Cliente - percepção que o cliente tem após o contato com a marca; conjunto de ações voltadas para a otimização da jornada de compra com o objetivo de encantar o cliente. 

Portanto, o CXLV prevê o lucro que a empresa espera obter com a Experiência do Cliente. Apesar de também poder ser aplicado a modelos de Marketing mais estáticos, dentro de muitas limitações, o CXLV é a métrica perfeita para o Marketing Dinâmico. 

Isso acontece porque o Customer Experience é um pilar do Marketing Dinâmico. Assim, as empresas posicionam o consumidor no centro da estratégia (Outside-In) e repensam a jornada de compra para torná-la cada vez mais integrada, intuitiva e encantadora, através da união entre Marketing e Tecnologia.

Marketing Dinâmico

Quer adotar o Marketing Dinâmico na sua empresa? A Indico criou um material completo sobre o tema! Após a leitura, você irá entender o que é o Marketing Dinâmico, por que ele é considerado a nova era do Marketing, quais são seus conceitos fundamentais (como o CXLV) e como aplicá-lo na sua empresa. 

Clique aqui, faça o download gratuito e transforme seus resultados!

Sobre a Indico

Aqui na Indico, somos especialistas em clientes. Entre em contato conosco para conhecer nossas soluções - que vão desde gerenciamento de dados até o desenvolvimento de campanhas completas de fidelização e engajamento - e transformar seu desafio em projetos de sucesso!