Employee Loyalty: como fidelizar seus colaboradores

O que é Employee Loyalty? 

Fidelizar clientes é muito importante, mas você sabia que além de cuidar do seu público externo é preciso cuidar do público interno? Ou seja, os seus colaboradores. O primeiro bom impacto da sua marca precisa ser neles, afinal como promover a sua empresa se nem os funcionários gostam dela? Logo, o employee loyalty é sobre a lealdade dos colaboradores

Em um mundo conectado, somos bombardeados com novas oportunidades de trabalho, o que instiga uma nova geração inteira de colaboradores a trocar de emprego sempre que uma oportunidade melhor surge. 

Essa rotatividade de funcionários pode se tornar um problema para as empresas: os gastos de contratação, o tempo de adaptação e os treinamentos são essenciais, mas realizar esse mesmo processo várias vezes pode tornar a sua empresa em uma máquina de capacitação para os concorrentes, afinal os colaboradores não ficam na sua empresa por tempo suficiente. 

As novas gerações procuram locais em que possam se sentir seguros, tenham reconhecimento, conectem-se a um propósito e não trabalhem apenas por um salário. Muito diferente da ideia de seus antecessores, que chegavam no mercado de trabalho procurando um emprego estável e vitalício. 

Tendo isso em vista, é importante contratar funcionários leais, que não estejam comprometidos apenas com seus salários, mas alinhem-se com a empresa e seus ideais

Como fidelizar meus colaboradores? 

Primeiramente, é preciso entender que seus funcionários não precisam apenas de dinheiro, mas de um ambiente saudável para trabalhar. Algumas das maiores reclamações de colaboradores estão relacionadas à má gestão, mas diversas queixas sobre o trabalho podem surgir. 

Comece melhorando o ambiente através de algumas ações fundamentais:

  • Conheça a sua equipe e mostre que confia nela;
  • Tenha bons líderes, experientes e que saibam gerenciar os colaboradores;
  • Forneça feedbacks realistas, mas respeitosos, e esteja aberto a receber feedbacks da equipe também;
  • Elogie trabalhos bem feitos e comemore bons resultados com o time;
  • Procure novos talentos dentro da empresa, saiba reconhecer quando funcionários merecem subir ou mudar de cargo; 
  • Ofereça treinamentos e cursos para os colaboradores crescerem juntos à empresa; 
  • Entenda as dores dos colaboradores e seja solidário nos momentos necessários. 

Lembre-se de também de entender como funciona a mentalidade das novas gerações. Esteja aberto a entender quais são as demandas, negociar opções satisfatórias para todos e construir constantemente um ambiente de trabalho agradável. 

Total Loyalty

Os conceitos apresentados anteriormente estão diretamente relacionados com Total Loyalty, novidade no mercado que irá transformar a forma como as empresas criam estratégias de fidelidade para seus clientes, colaboradores e supply chain. 

Quer se destacar e levar o futuro da fidelização para sua empresa? Baixe nosso eBook sobre Total Loyalty gratuitamente! 

Contato

Criamos e gerenciamos ecossistemas de loyalty que conectam marcas e clientes, gerando o engajamento necessário para o desenvolvimento do seu negócio. 

Entre em contato conosco e saiba como podemos levar as melhores soluções de fidelidade e relacionamento para a sua empresa!