Engajamento de clientes: o que o compõe, principais características

Uma estratégia de engajamento pode ser a chave para o seu programa de loyalty, entenda no artigo de hoje quais são os elementos que compõem o engajamento e leve essa estratégia para a sua empresa.

Estratégias de engajamento são usadas com o objetivo de fazer o público sempre voltar para os serviços, ou produtos, da empresa, não apenas em nível de qualidade, mas em um nível emocional. Para tanto, uma equipe que se comunica de forma eficiente e com escuta ativa é essencial.

O time de atendimento deve se atentar para interações do cliente com a marca em todos os canais de comunicação, respondendo dúvidas, reclamações e sugestões, assim como elogios também. Uma vez que o público pode se manifestar dentro e fora da internet, por diversos canais, toda forma de comunicação deve ser pensada com coerência no visual e tom de voz, para deixar claro que é a empresa falando.

Nas mídias sociais, é preciso se atentar a uma linguagem bem estruturada, junto a conteúdos pensados para atrair o cliente e criar um espaço de interação entre público e marca, garantindo sempre uma boa experiência.

Como já destacamos antes, interações na internet não são as únicas formas de se relacionar com o público, logo é preciso pensar em campanhas tradicionais que também sigam a mesma linguagem e tom do resto da identidade da empresa. Lembrando que o cliente deve sempre ser visto como um participante ativo da marca

Além de tudo, a marca precisa ter suas causas e propósitos bem definidos para criar personalidade, gerar percepção de valor e contribuição à sociedade, se aproximando do público-alvo de forma racional e emocional.

Para iniciar uma estratégia de engajamento, podemos nos pautar em quatro princípios:

  • Pessoal: Quanto mais pessoal uma experiência, maiores chances de sucesso na identificação do público com a marca, uma estratégia pautada em personalização pode ser muito útil para atrair a atenção do cliente;
  • Preditivo: Saber o que o consumidor quer e precisa faz parte de uma boa estratégia, uma vez que a marca interage com seu público fica mais fácil saber suas dores e saná-las antes de se tornarem um problema de fato;
  • Proatividade: Oferecer descontos, brindes ou serviços sem que o cliente espere por isso, pode ser uma jogada assertiva. Quanto melhor conhecer seu cliente, mais fácil será conseguir que ele tenha uma boa experiência; 
  • Presença: O público, no geral, gosta de estar conectado a suas marcas de preferência, logo é preciso estar presente em diversos canais e garantir que a experiência seja a mesma por telefone, chat, instagram, twitter e mais.

Engajamento de Clientes

Engajamento é uma das estratégias mais eficientes para se alcançar a fidelidade, tendo como foco criar um relacionamento emocional com o público. Desta forma, o cliente se torna um defensor da marca e tende a preferi-la ao invés da concorrência.

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