Inteligência de Mercado para impulsionar seus resultados

Entenda o que é Inteligência de Mercado e como a coleta e análise de dados pode alavancar a sua empresa!

Planejamento e gestão estratégica são fundamentais para o crescimento sustentável de uma empresa. Executados da maneira correta, permitem a calibração das atividades existentes e o consequente movimento em direção às melhores práticas e resultados. 

Entretanto, muitas empresas veem-se incapazes de manter tais processos no dia a dia, uma vez que ambos dependem de uma boa coleta e análise de dados para guiar as estratégias com base em estatísticas e inferências fundamentadas. 

Por isso, viemos te explicar como a Inteligência de Mercado apoia-se na visão data-driven para estruturar ações que impulsionam a empresa a atingir seus objetivos e como você pode aplicar essa estratégia no seu negócio. 

O que é Inteligência de Mercado? 

Inteligência de Mercado é a estratégia de coleta e análise de dados acerca do mercado em que uma organização atua ou pretende atuar, com o objetivo final de determinar fraquezas, forças, oportunidades, ameaças (análise SWOT) e gerar vantagem competitiva. 

De forma geral, a Inteligência de Mercado é utilizada como base para que a empresa revise suas estratégias e ações atuais, redesenhe-as de acordo com os insights sobre o mercado e acompanhe os resultados conforme o próprio mercado evolui.

Por que a Inteligência de Mercado é importante para a sua empresa? 

A Inteligência de Mercado é importante para a grande maioria dos processos e atividades de uma empresa. Além de vantagem competitiva, essa estratégia traz outros benefícios, como:

  • Visão holística do mercado
  • Insights relevantes, que podem ser utilizados em diversos projetos
  • Aumento de eficiência e produtividade
  • Redução de riscos 
  • Entendimento das necessidades dos consumidores

Inteligência de Mercado x Inteligência de Negócio 

Apesar de ambas as estratégias lidarem com coleta e análise de dados para guiar as empresas em direção às melhores ações, elas possuem algumas diferenças.

Enquanto a Inteligência de Negócio tem o foco direcionado em questões e aspectos internos, a Inteligência de Mercado proporciona uma visão holística sobre a empresa e o segmento de mercado na qual ela está inserida.

Como aplicar essa estratégia em uma empresa? 

Antes de colocar a Inteligência de Mercado em prática, a empresa deve garantir que possui tecnologia para coletar, armazenar, processar e analisar dados da forma correta.

Ainda, deve gerir equipes qualificadas que permitam o funcionamento da estratégia e a evolução de cada um dos processos. Além da própria equipe de Marketing, algumas outras podem ser essenciais para a Inteligência de Mercado, como: Pesquisa e Desenvolvimento, Data Analytics, Tecnologia da Informação e até mesmo Business Intelligence. 

Conheça a Indico

Quer adotar a Inteligência de Mercado na sua empresa, mas não sabe como e por onde começar? A Indico oferece soluções que vão desde a gestão de dados até a estruturação de planejamento estratégico e planos de ação. Entre em contato conosco, conte-nos qual é o seu desafio e saiba como podemos transformar o seu negócio!