Inteligência de Mercado para impulsionar seus resultados
Entenda o que é Inteligência de Mercado e como a coleta e análise de dados pode alavancar a sua empresa!
Planejamento e gestão estratégica são fundamentais para o crescimento sustentável de uma empresa. Executados da maneira correta, permitem a calibração das atividades existentes e o consequente movimento em direção às melhores práticas e resultados.
Entretanto, muitas empresas veem-se incapazes de manter tais processos no dia a dia, uma vez que ambos dependem de uma boa coleta e análise de dados para guiar as estratégias com base em estatísticas e inferências fundamentadas.
Por isso, viemos te explicar como a Inteligência de Mercado apoia-se na visão data-driven para estruturar ações que impulsionam a empresa a atingir seus objetivos e como você pode aplicar essa estratégia no seu negócio.
O que é Inteligência de Mercado?
Inteligência de Mercado é a estratégia de coleta e análise de dados acerca do mercado em que uma organização atua ou pretende atuar, com o objetivo final de determinar fraquezas, forças, oportunidades, ameaças (análise SWOT) e gerar vantagem competitiva.
De forma geral, a Inteligência de Mercado é utilizada como base para que a empresa revise suas estratégias e ações atuais, redesenhe-as de acordo com os insights sobre o mercado e acompanhe os resultados conforme o próprio mercado evolui.
Por que a Inteligência de Mercado é importante para a sua empresa?
A Inteligência de Mercado é importante para a grande maioria dos processos e atividades de uma empresa. Além de vantagem competitiva, essa estratégia traz outros benefícios, como:
- Visão holística do mercado
- Insights relevantes, que podem ser utilizados em diversos projetos
- Aumento de eficiência e produtividade
- Redução de riscos
- Entendimento das necessidades dos consumidores
Inteligência de Mercado x Inteligência de Negócio
Apesar de ambas as estratégias lidarem com coleta e análise de dados para guiar as empresas em direção às melhores ações, elas possuem algumas diferenças.
Enquanto a Inteligência de Negócio tem o foco direcionado em questões e aspectos internos, a Inteligência de Mercado proporciona uma visão holística sobre a empresa e o segmento de mercado na qual ela está inserida.
Como aplicar essa estratégia em uma empresa?
Antes de colocar a Inteligência de Mercado em prática, a empresa deve garantir que possui tecnologia para coletar, armazenar, processar e analisar dados da forma correta.
Ainda, deve gerir equipes qualificadas que permitam o funcionamento da estratégia e a evolução de cada um dos processos. Além da própria equipe de Marketing, algumas outras podem ser essenciais para a Inteligência de Mercado, como: Pesquisa e Desenvolvimento, Data Analytics, Tecnologia da Informação e até mesmo Business Intelligence.
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