Loyalty de Propósito: o que é, vantagens, exemplos

As novas gerações de consumidores anseiam por mais do que apenas marcas que tenham pensamentos parecidos com seus ideais, é preciso que as iniciativas da empresa sejam sustentáveis e que estas tenham posicionamentos que ultrapassem o básico

Enquanto para os consumidores acima dos 40 anos o fator mais importante que motiva a fidelização é a qualidade do produto ou serviço, para 28% dos millennials e da geração Z o impacto positivo da marca é o que realmente importa, assim como o senso de comunidade e pertencimento. 

Atualmente, os consumidores têm mais opções e variedades de marcas do que nunca, sendo assim é necessário se destacar da concorrência. Logo, estruturar sua cultura é o primeiro passo para se conectar com seus clientes e criar uma relação baseada não apenas em valor e necessidades, mas em posicionamentos parecidos criando conexões emocionais verdadeiras

Fidelizando com propósito

A ideia de premiar, ou pontuar, clientes recorrentes é o primeiro passo para uma estratégia de fidelização, mas ela sozinha não é suficiente para manter clientes, uma vez que os clientes esperam dinâmicas mais atrativas e personalizadas em suas experiências com a marca.

Então como fazer a minha marca se destacar? Inicialmente, entendendo quais os valores e a cultura da empresa, para assim alinhar os programas de fidelização com estes. Unindo ambos é possível colocar os ideais da marca em prática atraindo mais clientes com os mesmos valores e mantendo os que já são fiéis

É possível fazer isso de algumas formas, tais como:

  • Alinhe a estrutura de pontuações com a cultura da marca. Por exemplo, se sua marca está ligada a vida fitness e saudável, promova campanhas que incentivem os clientes a praticarem exercícios físicos, ou se alimentar melhor em troca de pontos e prêmios; 
  • Conecte seus produtos/serviços a causas sociais que seu público considera relevante, assim, os clientes se sentirão motivados a consumir para causar um impacto social positivo. 
  • Doe parte do valor ou ajude o cliente a doar para causas relevantes, seja esse valor uma porcentagem do lucro, e/ou do troco.

Lembre-se: oferecer cashback, recompensas e prêmios é importante, mas a longo prazo a melhor forma de tornar seus público engajado e fiel é criando conexões, e uma maneira de se fazer isso é definindo e defendendo seus valores, criando conexões verdadeiras com os clientes através de um senso de propósito real.  

Conheça alguns cases de sucesso

A startup brasileira promove a reciclagem de embalagens e conta com parceiros como Unilever, P&G, Pepsico e Heineken. Ao levar embalagens aos postos de descarte, o consumidor recebe pontos que podem ser trocados por outros produtos das marcas, doados para ONGs ou convertidos no plantio de árvores.

Uma das maiores companhias aéreas dos Emirados Árabes recompensa os viajantes que fazem escolhas sustentáveis, como doar milhas em prol da redução da emissão de carbono. Essas ações permitem que o cliente avance mais rápido no programa de fidelidade e tenha acesso a benefícios exclusivos: salas VIP, assentos gratuitos, filas prioritárias. 

A empresa referência em móveis e decoração incentiva a reutilização de seus produtos. Os participantes do programa de fidelidade podem retornar itens em bom estado e receber créditos para realizar novas compras. Esses itens, por sua vez, são revendidos no hub de circularidade da marca. 

O programa de fidelidade da marca de cosméticos permite que os consumidores troquem seus pontos por Charity Rewards. Assim, os pontos são convertidos em dinheiro e doados para a ONG selecionada no momento. Como há um sistema de rotatividade, muitas causas são beneficiadas: luta contra o racismo, apoio à saúde mental, defesa dos direitos humanos, entre outras. 

Conheça a Indico

A partir de iniciativas que alcançaram mais de 150 milhões de clientes em 9 países, a Indico é a Martech brasileira que desenvolve soluções que unem Loyalty e Inovação para criar conexões únicas entre consumidores e marcas

Criamos soluções que impulsionam relacionamentos e transformam resultados. Campanhas, programas e projetos disruptivos que conectam ideias, inovação, dados e tecnologia para engajar, encantar e fidelizar clientes. Orientados por dados, geramos insights e novas oportunidades, evoluindo a experiência do cliente com a marca. 

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