Loyalty e Geração Z: como criar programas de fidelidade para os jovens
Como se relacionar com uma geração que domina a tecnologia como nenhuma outra, está imersa no universo online, se preocupa com problemas sociais e ambientais, tem lapsos de atenção e possui um grande senso de imediatismo? A gente te explica!
A Geração Z tem características e hábitos muito particulares que os diferenciam das gerações anteriores. Mas, apesar disso, fidelizar a Geração Z é mais fácil do que parece e existe um universo de possibilidades quando se conhece esses consumidores a fundo.
O primeiro ponto de atenção ao se relacionar com os Gen-Zs e desenvolver programas de fidelidade para esse público é criar um jornada omnichannel fluida, com foco nos pontos de contato digitais. Afinal, a Geração Z é a que passa mais tempo navegando online.
Isso reflete também na forma como esses consumidores escolhem quais marcas vão consumir. As principais fontes de busca da Geração Z revelam a importância da presença digital.
A gamificação também é um dos elementos fundamentais para estratégias direcionadas à Geração Z. De acordo com a Forbes, cerca de 60% dos Gen-Zs jogam vídeo-games ou jogos online pelo menos uma vez por semana. Portanto, adicionar níveis, ranqueamento, missões e badges ao seu programa de fidelidade irá impulsionar o engajamento do público no dia a dia.
Pense, ainda, em agregar propósito ao seu programa. A Geração Z é a que mais se preocupa com questões éticas no momento de se relacionar com as marcas. Com cultura e valores bem definidos, sua marca pode implementar iniciativas de loyalty conectadas a práticas ESG.
É possível fazer isso possibilitando o ganho de pontos a partir de ações desejadas (reciclagem de embalagens, por exemplo) ou incentivando que os participantes doem seus pontos para instituições que apoiam causas relevantes para a marca.
Por fim, assim como os millennials, os Gen-Zs também preferem receber experiências como benefícios. Acesso a bastidores, eventos exclusivos ou até mesmo edições limitadas de produtos são muito mais atrativos do que descontos e cashback para esse público.
Nesse sentido, os dados serão seus aliados para te ajudar a entender o que os participantes preferem e oferecer recompensas altamente personalizadas!
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