Loyalty e Geração Z: como criar programas de fidelidade para os jovens

Como se relacionar com uma geração que domina a tecnologia como nenhuma outra, está imersa no universo online, se preocupa com problemas sociais e ambientais, tem lapsos de atenção e possui um grande senso de imediatismo? A gente te explica!

A Geração Z tem características e hábitos muito particulares que os diferenciam das gerações anteriores. Mas, apesar disso, fidelizar a Geração Z é mais fácil do que parece e existe um universo de possibilidades quando se conhece esses consumidores a fundo.

O primeiro ponto de atenção ao se relacionar com os Gen-Zs e desenvolver programas de fidelidade para esse público é criar um jornada omnichannel fluida, com foco nos pontos de contato digitais. Afinal, a Geração Z é a que passa mais tempo navegando online

Isso reflete também na forma como esses consumidores escolhem quais marcas vão consumir. As principais fontes de busca da Geração Z revelam a importância da presença digital.

A gamificação também é um dos elementos fundamentais para estratégias direcionadas à Geração Z. De acordo com a Forbes, cerca de 60% dos Gen-Zs jogam vídeo-games ou jogos online pelo menos uma vez por semana. Portanto, adicionar níveis, ranqueamento, missões e badges ao seu programa de fidelidade irá impulsionar o engajamento do público no dia a dia.

Pense, ainda, em agregar propósito ao seu programa. A Geração Z é a que mais se preocupa com questões éticas no momento de se relacionar com as marcas. Com cultura e valores bem definidos, sua marca pode implementar iniciativas de loyalty conectadas a práticas ESG

É possível fazer isso possibilitando o ganho de pontos a partir de ações desejadas (reciclagem de embalagens, por exemplo) ou incentivando que os participantes doem seus pontos para instituições que apoiam causas relevantes para a marca. 

Por fim, assim como os millennials, os Gen-Zs também preferem receber experiências como benefícios. Acesso a bastidores, eventos exclusivos ou até mesmo edições limitadas de produtos são muito mais atrativos do que descontos e cashback para esse público. 

Nesse sentido, os dados serão seus aliados para te ajudar a entender o que os participantes preferem e oferecer recompensas altamente personalizadas!

eBook Loyalty 2024

2024 já começou. Você está preparado? "Loyalty 2024" é o eBook exclusivo que te apresenta as principais tendências de loyalty e relacionamento com o cliente para você criar as melhores estratégias de fidelização no próximo ano!

Nesse material exclusivo e gratuito, você fica sabendo sobre:

  • Uso de Inteligências Artificiais
  • Oferencimento de experiências
  • Ascensão da Geração Z
  • Consumidor do futuro

Faça o download aqui!