Millennials e novas gerações - Por que considerar esse público nos programas de fidelidade?

Apesar de ser um assunto abordado em diferentes discussões atuais, classificar as diferentes gerações que se caracterizam por seu estilo de vida e consumo não é tarefa fácil. E muitas empresas vêm se adaptando às necessidades desses novos consumidores para manterem a fidelidade em dia.

Alguns programas de loyalty focam nas novas gerações (como a geração Z, nascidos após o fim dos anos 1990) com o objetivo de dialogarem e manterem relacionamentos duradouros com essa onda de novos consumidores que possuem hábitos únicos de consumo.

Pensar em programas de loyalty baseados em gerações de consumidores é uma tendência que se consolida a cada dia. Porém, mais do que apenas conquistar as novas gerações, é preciso ter um olhar atento para uma parcela de indivíduos que vieram um pouco antes. Estamos falando dos millennials (ou geração Y e geração do milênio), a geração dos nascidos a partir do início dos anos 1990, que assistiram à virada do século.

Por que os millennials são tão importantes para programas de loyalty?

Os millennials podem ser tão fiéis quanto qualquer outra geração, mas sua noção de fidelidade é completamente diferente da maioria dos consumidores, em especial as gerações anteriores, nas quais o loyalty está associado a descontos e benefícios.

A geração do milênio mudou o foco dos programas de loyalty ao manterem lealdade às marcas que oferecem uma experiência envolvente e que atendem suas necessidades de forma fácil e simplificada. E para isso é preciso entender de fato quem é esse consumidor e o que ele realmente espera das empresas com as quais se relaciona.

A mentalidade de consumo dos millennials é única, pois esses indivíduos simbolizam transições que se relacionam com aspectos internos (não repetir hábitos de gerações passadas) e externos (a revolução tecnológica que o mundo atravessa desde os anos 1990).

Isso quer dizer que a experiência está acima de tudo. Os hábitos tecnológicos e as características da geração millennial fazem com que essas pessoas desejem eficiência e simplicidade, e isso molda por completo suas preferências de compra e escolha das marcas com as quais se relacionam.

Millennials são compradores inconstantes, ou seja, o tradicional pode não funcionar bem com consumidores não-tradicionais. Não se trata apenas de pensar fora da caixa. É preciso realmente trabalhar com propósitos, valores e ações que se relacionem com hábitos de uma geração rica em informações.

Segundo pesquisa da Deloitte, não existe um canal preferido de informação e influência dessa geração. A geração do milênio toma decisões de compra com base em informações de várias fontes, como revistas, vídeos, sites e blogs. Ou seja, millennials são naturalmente omnichannel.Além disso, millennials têm hábitos de consumo voltados para si, o que os torna menos influenciáveis do que as gerações passadas. 

O grande desafio para as marcas que buscam fidelizar a geração dos millennials está em como se comunicar com um público que possui preferências em transformação e buscam cada vez mais por experiências singulares.

As empresas devem incorporar tecnologias que possam fornecer a infraestrutura para essas experiências mais valiosas e permitir transações e pontos de contato contínuos, rápidos e eficientes.

Seja em uma compra presencial ou online, essas marcas não apenas atenderão às preferências da geração do milênio, mas também darão a eles o que desejam com eficiência. E esta é uma expectativa que só continuará a crescer à medida que as gerações futuras, como a Geração Z, adquirirem mais poder de compra.

Impulsionar uma primeira compra com um millennial pode não ser tão difícil. Mas conquistar sua lealdade é extremamente desafiador. A geração Y se preocupa mais do que qualquer outro segmento ou geração com o que as marcas representam - seja sustentabilidade, direitos humanos ou questões climáticas e sociais.

Apoiar essas causas é uma grande oportunidade para alinhar sua marca com assuntos que interessam aos clientes, e essa é uma situação em que todos ganham.

A geração do milênio também deseja se identificar com as marcas que consome. Este público quer que suas vozes sejam ouvidas, e eles não têm medo de expressar qualquer insatisfação da maneira mais visível possível (nas redes sociais, por exemplo). Por outro lado, o millennial será o primeiro a defender sua marca caso você os trate como esperam e solucione suas dificuldades.

Por isso, as tendências de loyalty muitas vezes se enquadram no perfil desses consumidores. Quando sua empresa incorpora aspectos intangíveis aos programas de loyalty - criando uma experiência emotiva e alinhando-se aos movimentos pelos quais eles se importam - você leva sua marca e experiência de loyalty a uma dimensão elevada, fidelizando os millennials. 

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