O que é Database Marketing?

Consumidores esperam ter experiências únicas com as marcas e anseiam por empresas que os conheçam, entendam suas necessidades e os surpreendam nos pontos de contato. A estratégia para superar essa expectativa está no Database Marketing, ou DBM.

É cada vez mais comum a ideia de que dados são a chave para uma estratégia de marketing de sucesso. Mas o que um banco de dados sobre clientes pode realmente fazer pela sua empresa? 

É claro que dados não bastam: é preciso saber o que fazer com eles. E é por isso que muitas empresas se voltam para database marketing como uma estratégia para desenvolver relacionamentos duradouros com seus clientes e lealdade à marca.

O mundo no qual vivemos é incrivelmente orientado por dados. Empresas de todos os setores coletam montanhas de dados sobre as preferências e comportamentos de seus clientes. 

Trabalhar com database marketing é interpretar esses dados com o objetivo de alcançar determinado público-alvo de forma mais eficiente, sabendo o que desejam ver, como e quando. Ao mesmo tempo, o DBM permite uma otimização contínua dos esforços de marketing para aumentar o ROI (retorno sobre investimento), já que todo investimento é aplicado de forma assertiva.

Resumidamente, o database marketing possibilita que as empresas criem mensagens relevantes e experiências significativas para seu público.

Por que database marketing é tão importante para as marcas?

A etapa mais difícil para implementar o database marketing é convencer gestores e equipes de que isso é realmente importante. De acordo com a Ascend2, as empresas que adotam database marketing têm mais probabilidade de obter vantagem sobre a concorrência e aumentar a lucratividade ano após ano.

Database marketing não é uma solução gratuita e imediata: é preciso implementar e manter sistemas de gerenciamento de relacionamento com o cliente (CRM) e coleta eficiente de dados relevantes

Como alimentar estratégias de database marketing?

Primeiramente, é necessário ter um banco de dados consolidado e organizado. Muitas empresas se preocupam em coletar o máximo de dados possíveis sobre seus clientes sem pensar em como essas informações serão utilizadas. O resultado é um “bando” de dados e as empresas acabam inutilizando muitas dessas informações porque não sabem como filtrá-las e organizá-las. 

Lembre-se de que ter leads chegando a todo tempo é muito bom, mas melhor ainda é saber o que fazer com eles e os dados que estão fornecendo. Por isso, é importante coletar apenas dados essenciais que serão de fato utilizados para traçar estratégias de database marketing. Afinal, coletar apenas dados necessários é uma das diretrizes da Lei Geral de Proteção de Dados.

Existem diferentes maneiras de construir um banco de dados. Isso depende dos tipos de interação com o público e como as empresas oferecem informações e conteúdos: antes de coletar dados, é preciso pensar em quais informações sua empresa precisa saber sobre seus clientes.

Ninguém deseja sobrecarregar seus clientes ao pedir informações. Pense nas informações que são mais importantes para você e o seu tipo de negócio. Quando as empresas requisitam muitos dados, tende a diminuir a disposição que seus clientes têm de concluir qualquer ação.

As pessoas estão cada vez mais atentas em relação ao fornecimento de dados na internet. Então certifique-se de oferecer algo em troca, como conteúdos exclusivos, ofertas entre outros benefícios.


Também é importante saber em qual categoria de database marketing sua empresa se enquadra, como B2B ou B2C, por exemplo. Isso ajudará a determinar que tipo de informação é importante para suas estratégias.

O que podemos concluir?

Caso sua empresa ainda não use database marketing em sua estratégia geral de marketing, é hora de começar. Se já utiliza, é importante lembrar que cultivar um banco de dados de clientes é um processo contínuo. 

Sem dados de qualidade, você não terá nada para aproveitar quando se trata de melhorar seus esforços de marketing. Tenha em mente que manter e otimizar seu banco de dados é tão importante quanto aumentá-lo, então seja paciente e pense nos melhores caminhos para utilizar ao máximo seu banco de dados.

E não se frustre caso não consiga coletar ou utilizar os dados coletados de seus clientes, sabemos que não é uma tarefa tão simples de executar. Por isso, como especialista no assunto, a INDICO está aqui para te ajudar.

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