O que é MVP? Entenda tudo sobre o Minimum Viable Product

O MVP (Minimum Viable Product, ou Produto Viável Mínimo) é um conceito muito importante para a criação de produtos e serviços. Entenda o que é e qual é a sua importância!

Apesar de ter surgido no universo das startups, com os empreendedores pensando em novas ideias para solucionar algum problema do dia-a-dia, o conceito de MVP está em crescimento no mercado e já é utilizado em empresas de todos os tamanhos e segmentos. 

Todos sabemos que estruturar e desenvolver essas soluções não é uma tarefa fácil, já que diversos fatores devem ser levados em consideração para que se atinja a qualidade e o sucesso do produto ou serviço final. 

Por isso, o MVP deve ser uma etapa obrigatória durante esse processo. Para entender o que ele é e qual é sua importância, siga lendo nosso artigo! 

O que é MVP? 

A sigla MVP significa, em inglês, Minimum Viable Product. Em português, a expressão pode ser traduzida para Produto Viável Mínimo

O MVP é uma versão teste de um produto, feita com o mínimo de recursos (e até de esforços) possíveis. Sua principal finalidade é servir de amostra para que o idealizador apresente a ideia para o público, observe pontos de melhoria e obtenha novas ideias e insights. 

Por estar longe da versão final, o MVP não exige um nível de detalhamento tão alto e não deve consumir grande parte do orçamento disponível. Assim, é possível evitar o desperdício de recursos que podem ser utilizados de maneira mais eficiente durante o aprimoramento do produto. 

Qual é a importância do MVP?

Com o MVP em mãos, o idealizador consegue:

  • Apresentar essa versão inicial aos consumidores;
  • Entender qual é a percepção que os consumidores têm daquele produto;
  • Melhorar o produto de acordo com o feedback recebido;
  • Desenvolver um produto de alta qualidade que realmente atenda às necessidades do mercado. 

O que vem depois do MVP?

O caminho é longo entre o MVP e a versão final: depois de criar o MVP, apresentá-lo ao público e recolher o feedback, é necessário seguir em frente no desenvolvimento do produto para melhorá-lo e levá-lo a novas versões. 

Mas como continuar depois de receber as percepções dos consumidores? Muitas técnicas e metodologias podem ser utilizadas para que você mantenha a produção ativa, e uma delas é o design thinking. 

O design thinking é uma metodologia de pensamento que coloca o ser humano no centro da estratégia. Ela é utilizada, geralmente, para o desenvolvimento de produtos, serviços e soluções em geral. 

Esse método possui 5 etapas que podem ser utilizadas para o desenvolvimento do seu produto após o MVP. Confira:

  1. Empatia: Após receber o feedback do público, reflita sobre quais são as verdadeiras necessidades dos seus clientes.
  2. Definição: Organize os seus insights para encontrar a sua oportunidade no mercado e definir o principal problema que você busca solucionar.
  3. Ideação: Faça um brainstorming de ideias relacionadas à sua solução.
  4. Prototipação: Crie uma nova versão do seu produto com base no que você estruturou até agora.
  5. Teste: Apresente essa nova versão para o público e recolha novas informações e feedbacks. 

O processo não precisa ser necessariamente linear, você pode adaptá-lo ao seu projeto. O importante é aprender cada vez mais sobre o seu produto, aprimorá-lo de forma estratégica e chegar a uma versão final de alta qualidade. 

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Aqui na Indico, respiramos inovação e já estamos habituados a trabalhar com MVPs. Inclusive, grande parte de nossas plataformas, como Scuta.ai e Agata, evoluíram de um MVP - assim como diversas demandas e necessidades de nossos clientes que já foram implementadas e hoje se transformaram em soluções que fazem parte do dia a dia de suas operações de relacionamento e seguem em constante evolução. 

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