O que é phygital e por que é o futuro do consumo
Como atrair e reter clientes através da integração entre o mundo físico e o ambiente digital? Entenda o que é phygital, por que esse é o futuro do consumo e como adotar essa estratégia.
Nos últimos anos, a presença digital se tornou um requisito quase obrigatório para a maioria das empresas. Afinal, os consumidores estão cada vez mais conectados e os padrões de consumo têm acompanhado esse movimento em direção à internet e às novas tecnologias.
O cenário da pandemia comprovou a importância disso, já que muitas empresas precisaram adaptar seus processos e a forma como ofereciam seus produtos e serviços, migrando completamente para o universo online.
Porém, estar consolidado no online não é suficiente nos dias de hoje. Para atrair e reter clientes, é necessário repensar a jornada e a experiência do consumidor no contexto do phygital. Para entender o que é essa estratégia e como adotá-la na sua empresa, continue lendo
O que é phygital?
A palavra phygital nada mais é do que a união entre outras duas palavras: physical e digital, que significam físico e digital, respectivamente. Ou seja, adotar uma estratégia phygital é integrar o mundo físico e o ambiente digital.
Isso quer dizer que uma empresa phygital está consolidada tanto no offline quanto no online e é capaz de integrar esses dois canais para viabilizar seus processos e vender seus produtos e/ou serviços.
Por que phygital é o futuro do consumo?
Segundo pesquisa realizada pela Social Miner em parceria com a Opinion Box, 14% dos consumidores desejam comprar apenas online, 38% querem comprar apenas em lojas físicas e 49% pretendem comprar de forma híbrida. Em 2019, esse número era de apenas 29%.
Esse comportamento revela que os novos hábitos de consumo estão acompanhando a tendência da união entre o físico e o digital.
Por isso, não restam dúvidas de que o phygital é o futuro do consumo: no momento em que os consumidores estão conectados a canais offline e online, as empresas devem estabelecer pontos de contato efetivos em todos eles.
E no contexto em que o Customer Experience é uma peça-chave para atrair e fidelizar clientes, ser phygital é essencial. Ao integrar o físico e o digital, é possível oferecer experiências inovadoras que serão lembradas pelos consumidores e levadas em conta no momento de decisão de compra.
Como ser phygital?
Você já entendeu que ser phygital não se trata de transferir experiências do espaço físico e adaptá-las ao meio digital. É preciso remodelar a jornada do cliente para que esses dois canais funcionem de maneira integrada. Mas como fazer isso na prática?
O primeiro passo para unir os pontos de contato e estabelecer uma comunicação efetiva no phygital é ser omnichannel.
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