Programas de fidelidade em farmácias e drogarias: como criar, tendências, vantagens

No mundo pós-pandemia, onde a saúde e o bem-estar estão no topo das prioridades, os programas de fidelidade oferecidos por drogarias e farmácias desempenham um papel fundamental na construção de relacionamentos duradouros com os clientes. 

Mas como esses programas funcionam e o que os clientes podem esperar deles?

Como especialistas no assunto, nós explicamos para você!

Programa de fidelidade em farmácias e drogarias

Os programas de fidelidade em farmácias e drogarias são desenhados para recompensar os clientes por suas compras, incentivando a repetição do consumo e a diversificação de produtos na cesta. 

Os itens OTC (over the counter - que não precisam de receita médica para serem vendidos), por exemplo, são fundamentais nesse processo e devem ser considerados no momento da criação de um programa de fidelidade. 

Atualmente, a maioria das farmácias e drogarias apostam nos descontos de laboratórios e convênios médicos como uma estratégia para conquistar e reter clientes. Entretanto, existem diversas outras dinâmicas que podem ser mais interessantes quando o assunto é fidelidade, como: 

Programa de pontos

Os programas de pontos representam a forma mais comum de fidelização de clientes. Nessa dinâmica, os consumidores acumulam pontos de acordo com compras feitas na farmácia/drogaria ou ao realizarem ações desejadas (como, por exemplo, completar o cadastro). Depois, esses pontos podem ser trocados por outros produtos da loja. 

Em um programa como este, é fundamental que a marca inclua elementos de gamificação para manter o público engajado constantemente. 

Programa de saúde, bem-estar e informação 

Cada vez mais atentos à saúde e ao bem-estar, os clientes estão em busca de estilos de vida mais saudáveis. Portanto, é possível criar uma plataforma em que os consumidores terão acesso a diversas informações, dicas e vídeos sobre cuidados com a saúde de forma holística (exercícios físicos, sono, medicamentos, alimentação, entre outros). 

Dessa forma, cria-se uma comunidade engajada, onde os participantes podem se conectar, compartilhar experiências e se motivar mutuamente. 

Os programas de fidelidade e relacionamento nesse segmento representam uma abordagem inovadora e abrangente para criar relacionamentos a longo prazo entre clientes e farmácias/drogarias, além de promover a saúde e o bem-estar de indivíduos e comunidades. 

Para desenhar o programa de fidelidade ideal para o seu negócio, conte com a expertise da Indico - entre em contato conosco!

Sobre a Indico

Criamos e gerenciamos programas de fidelidade que conectam marcas e clientes, gerando o engajamento necessário para o desenvolvimento do seu negócio.

Conte com a expertise de +100 programas de fidelidade desenvolvidos e implementados. Entre em contato conosco e transforme seus clientes em fãs!