Qual é a relação entre o metaverso e os programas de fidelidade hoje?

O Metaverso possibilitou a entrada do público em um universo completamente imersivo, porém para acessá-lo é necessário utilizar outras tecnologias, como NFTs e criptomoedas. Logo, criar programas de fidelização com foco em crypto rewards pode ser o caminho para fidelizar clientes dentro deste novo universo.  

O que é e como funciona?

Apesar de todas as polêmicas que cercam o Metaverso, ele não é tão assustador quanto parece e está mais próximo de nós do que imaginamos. Inclusive, ele já está presente nos celulares e computadores de milhões de usuários por dia. 

O Metaverso nada mais é do que a combinação entre a vida que vivemos e a realidade virtual. Através dele, as interações sociais online passam a acontecer de maneira completamente imersiva mesmo que os usuários estejam a quilômetros de distância.

Ele funciona através de espaços virtuais que podem ser acessados em smartphones e computadores ou até em óculos de realidade virtual. Espera-se que, em alguns anos, o Metaverso seja uma extensão dos nossos corpos e avance para a realidade aumentada

  • Realidade virtual: criação de um ambiente digital que imita o mundo real. 
  • Realidade aumentada: integração e manipulação de elementos digitais no mundo real. 

Característico da Web 3.0, o Metaverso é um ecossistema em constante processo de criação pelos próprios usuários. Além disso, ele conta com a segurança do Blockchain para a venda de terrenos digitais e itens em NFT.

O que será o Metaverso no futuro está, hoje, fragmentado em diferentes plataformas e interfaces. Dois grandes exemplos são os jogos Roblox e Fortnite, no qual os usuários criam seus avatares, participam de diversas dinâmicas e marcam presença em eventos (como shows de grandes celebridades).Outras plataformas prometem experiências ainda mais imersivas, como o Horizon Worlds (do Meta), o Mesh (da Microsoft) e o Decentraland. 

Por que o Metaverso viralizou? 

A palavra “Metaverso” foi utilizada pela primeira vez no livro Snow Crash, lançado em 2002 pelo escritor Neal Stephenson, para designar um universo online acessado pelos personagens que queriam escapar de uma sociedade distópica. 

Entretanto, o termo só se tornou amplamente conhecido em outubro de 2021. E o motivo? No evento Facebook Connect, Mark Zuckerberg anunciou que o Facebook passaria a se chamar Meta, uma vez que o escopo da organização está indo além das redes sociais em direção a outras grandes inovações tecnológicas (como o próprio Horizon Worlds).

A evolução do metaverso ao longo dos anos

  • 23 de Junho de 2003: Second Life é lançado;
  • 4 de Maio de 2007: Runescape atinge 1 milhão de membros;
  • 11 de Dezembro de 2008: Playstation Home é lançado no Playstation 3;
  • 7 de Outubro de 2010: World of Warcraft atinge 12 milhões de inscritos;
  • 31 de Agosto de 2013: A final de League of Legends tem os ingressos esgotados no Staples Center;
  • 25 de Agosto de 2014: Amazon adquire Twitch por US$970 milhões;
  • 15 de Setembro de 2014: Microsoft compra Minecraft por US$2.5 bilhões;
  • 27 de Dezembro de 2018: Fortnite gera US$3 bilhões de lucro para a Epic Games no ano;
  • 20 de Fevereiro de 2020: Decentraland é lançado;
  • 11  de Março de 2021: Roblox (RBLX) atinge US$39 bilhões de capitalização de mercado em seu IPO;
  • 28 de Outubro de 2021: Facebook muda o nome da companhia para Meta.

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