Supply Chain Loyalty: o que é, como funciona
Por vezes, a cadeia de suprimentos fica de fora das estratégias de fidelização das empresas. Entretanto, fidelizar esse público pode trazer grandes benefícios para ambas as partes.
Uma vez que nas organizações a palavra “fidelidade” quase sempre está acompanhada de “clientes”, é comum que outras formas de fidelização sejam esquecidas, como é o caso do Supply Chain Loyalty.
Esse termo se refere, basicamente, às ações de fidelidade voltadas para os integrantes da cadeia de suprimentos de uma empresa: fornecedores, fabricantes, distribuidores, transportadores, canais de venda, entre outros.
E as vantagens dessa estratégia são inúmeras. Uma delas é a redução de custos e riscos, pois um bom relacionamento com esse público permite otimizar processos, evitar desperdícios e mitigar problemas antes mesmo que eles aconteçam.
Além disso, todos trabalharão juntos para aumentar a produtividade e garantir a qualidade dos produtos/serviços oferecidos, o que impacta diretamente na satisfação dos clientes.
Com relacionamentos de confiança e vínculos duradouros com os membros da cadeia de suprimentos, novos negócios também surgirão com mais frequência.
Case de sucesso
Uma fabricante de carros global propõe-se a manter um bom relacionamento com os participantes da sua cadeia de suprimentos - em especial, seus fornecedores.
Isso envolve grande troca de informações, sugestões mútuas para melhoria de desempenho e até mesmo investimento em ativos.
A empresa também investe esforços para propagar seu modelo de lean production, focando na eliminação de desperdícios e no aumento da efetividade de produção.
Nos Estados Unidos, na Europa e no Japão foram criados os Centros de Apoio ao Fornecedor, que funcionam como instituições de ensino para que os fornecedores aprendam mais sobre o modelo de produção e possam aplicá-lo em suas fábricas.
Como criar uma estratégia de Supply Chain Loyalty
Entendemos que a cadeia de suprimentos pode incluir diversos membros importantes, por isso elencamos dicas fundamentais que podem e devem ser aplicadas com todos eles, desde os fornecedores até os canais de venda, com o objetivo de fidelizá-los:
- Comunique-se de forma clara
Uma comunicação clara e objetiva é capaz de mitigar conflitos e ajudar na solução conjunta de possíveis problemas e desafios. Esse é o primeiro passo para manter um relacionamento transparente e duradouro com os fornecedores.
- Ofereça parcerias estratégicas
Além da relação de compra e venda já existente, proponha outras formas de parceria entre sua empresa e os fornecedores de forma a agregar valor ao negócio de ambos: palestras, treinamentos, ações de marketing conjuntas, entre outros.
- Seja flexível
Lembre-se de que seu fornecedor também tem expectativas e necessidades específicas. Portanto, utilize o princípio da comunicação clara e pratique a flexibilidade, estando aberto a negociações para que as demandas de ambos sejam atendidas.
Total Loyalty
Os conceitos apresentados anteriormente estão diretamente relacionados com Total Loyalty, novidade no mercado que irá transformar a forma como as empresas criam estratégias de fidelidade para seus clientes, colaboradores e supply chain.
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