A evolução do Marketing: do Tradicional ao Dinâmico

Confira a evolução do Marketing, desde seu modelo mais tradicional até o dinâmico, que une Marketing e Tecnologia para transformar a relação entre empresas e clientes. 

Ao mesmo tempo em que as transformações digitais moldam o mercado a todo instante, o Marketing se adapta a esse movimento incorporando tecnologias que aumentam a conectividade com os consumidores.

Essa mesma conectividade permite que os consumidores exerçam um poder ainda maior sobre as marcas, uma vez que o ambiente online incentiva o intercâmbio constante de informações. Dessa forma, todos os comentários são potencializados - tanto positivos quanto negativos. 

Por outro lado, em um cenário em que os consumidores estão cada vez mais exigentes e que o nível de competitividade entre as marcas aumenta, as empresas devem enxergar uma oportunidade de fugir do senso comum e destacar-se no mercado.

Com estratégias focadas em aprimorar a jornada de compra e tornar o Customer Experience uma prioridade, é possível criar conexões únicas com os consumidores e gerar resultados reais, como: fidelização, redução de churn, aumento da frequência de compra e maior lifetime value. 

E ao trilhar esse caminho, o Marketing Dinâmico deve ser seu aliado. Entenda como o Marketing evoluiu desde sua forma mais tradicional até o dinamismo que caracteriza os dias atuais. 

Entenda como cada modelo de Marketing funciona e como eles evoluíram ao longo do tempo:

Marketing Tradicional

Você provavelmente conhece o Marketing Tradicional como Outbound Marketing. Nessa modalidade, todas as ações são realizadas com o objetivo de atingir a grande massa através de canais e recursos offline. Por valorizar a visibilidade em grandes meios de comunicação - como televisão, rádio, jornais e revistas -, o Marketing Tradicional oferece mais confiabilidade às empresas que se utilizam dele. Porém, apesar de impactarem muitas pessoas (principalmente o público mais velho), as campanhas desse tipo de Marketing são limitadas quanto à segmentação, personalização e mensuração.

Marketing Digital

Com o advento e a evolução da internet, especialmente na última década, o Marketing teve a necessidade de se digitalizar e adentrar o novo ambiente habitado pelos consumidores. Como resposta a essa mudança, surge o Marketing Digital. Buscando atender às expectativas dos clientes frente ao aumento da variedade de produtos e serviços disponíveis, essa modalidade do Marketing baseia suas ações e estratégias em canais online. Dessa forma, é possível criar comunicações integradas e réguas de relacionamento para segmentos de público específicos, aumentando a personalização das campanhas. 

Marketing Dinâmico

Conduzido pelos dados dos consumidores e baseado em tecnologias que permitem a interação entre marcas e clientes em tempo real, o Marketing Dinâmico está se consolidando como a nova era do Marketing. A coleta de dados é automatizada para captar informações dos consumidores durante as interações com todos os pontos de contato da marca, o que gera insights relevantes sobre as necessidades do público e o comportamento de consumo. Com base em uma análise aprofundada desse material, o Marketing Dinâmico trabalha com um alto nível de personalização e dinamicidade para atingir o cliente com conteúdos específicos e conectá-lo aos produtos e serviços ideais. 

Novidade no mercado nacional, o Marketing Dinâmico transforma a relação entre empresas e clientes, promovendo Customer Experience e gerando fidelização. Quer saber mais? Clique aqui e faça o download do primeiro material completo sobre Marketing Dinâmico do Brasil, desenvolvido pela Indico!

Principais diferenças entre cada modelo

Estratégia

  • Marketing Tradicional: Produto, praça, preço e promoção
  • Marketing Digital: Comunicações de marketing integradas
  • Marketing Dinâmico: Experiência do Cliente

Mensuração

  • Marketing Tradicional: Alcance da campanha
  • Marketing Digital: Resposta do consumidor
  • Marketing Dinâmico: Lifetime value da experiência do cliente (CXLV)

Segmentação

  • Marketing Tradicional: Demografia ampla com campanhas em massa
  • Marketing Digital: Segmentos-alvo mais específicos
  • Marketing Dinâmico: Atuais e possíveis clientes agregados em microssegmentos

Sobre a Indico

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