Cryptorewards e NFTs: o futuro dos programas de fidelidade

Você sabe como os NFTs e os Crypto Rewards podem ajudar a sua marca?  NFT não é uma tecnologia tão nova, mas pode ser muito útil para fidelizar clientes e trazer a sua empresa para um mercado em ascensão

Ter programas de fidelidade com foco em Crypto Rewards ajudam a empresa a dar um próximo passo na fidelização, oferecendo programas mais personalizados, que oferecem prêmios exclusivos como os NFTs.  

O que é e como funciona? 

Para entender o conceito de NFT, é preciso primeiro entender o conceito de fungibilidade. Imagine o dinheiro físico ou até mesmo as criptomoedas - ambos são bens fungíveis, logo podem ser substituídos por outros da mesma espécie. Uma nota de cinco reais, por exemplo, pode ser substituída por outra nota de cinco reais. 

Já os NFTs (non-fungible tokens ou tokens não-fungíveis) são registros digitais criptografados de bens completamente únicos, irreplicáveis e insubstituíveis

Por isso, o comprador de um NFT recebe dois tipos de certificado: 

• um que comprova a originalidade do token, 

• e outro que comprova o fato do comprador ser o único dono. 

Uma vez que os NFTs são armazenados no Blockchain, evita-se o acesso público ao arquivo e a sua duplicação. Além disso, ambas as certificações são asseguradas pela segurança da rede e pela criptografia do bloco no qual o NFT foi registrado. 

Quando surgiram os NFTs?

O título de primeiro NFT da história é atribuído à obra de arte Quantum desenvolvida por Jennifer e Kevin McCoy em 2014, quando o termo NFT ainda não existia. A obra foi registrada em uma rede de blockchain com o objetivo de aumentar a fonte de renda dos artistas e o controle que eles tinham sobre seus trabalhos

Em 2015, surge também o Etheria, primeiro jogo em formato de NFT registrado no Blockchain da criptomoeda Ethereum. A principal proposta que o jogo oferecia aos usuários era a venda de terrenos NFTs nesse universo virtual.

 Já em 2017, quando o termo NFT passou a ser oficialmente utilizado devido à criação do padrão ERC-721, surgem outros NFTs, como os CryptoPunks da Larva Labs e o jogo CryptoKitties (baseado em Ethereum assim como o Etheria). 

Porque os NFTs viralizam?

Uma rápida pesquisa pelo termo “NFT” no Google Trends revela o crescimento repentino que o assunto teve na ferramenta de pesquisa. Mesmo a partir de 2017, quando a sigla começou a ser oficialmente utilizada, não havia mais de uma busca por dia

Mas então, o que fez os NFTs viralizarem de uma hora para a outra? Você provavelmente conhece o Nyan Cat, uma animação em vídeo publicada no Youtube que tomou conta de todas as redes sociais em 2011. 

Em fevereiro de 2021, quase 10 anos após sua publicação na internet, Chris Torres (criador do vídeo) leiloou uma versão remasterizada em NFT por 300 Ethers, o equivalente a US$590.000 na época. Desde então, NFT se tornou a sigla do momento

Ao longo do ano, outros NFTs renderam notícias, debates e trending topics. Um exemplo é a obra Everydays: the First 5000 Days, uma colagem de imagens digitais criada pelo artista Mike Winkelmann sob o pseudônimo Beeple, que foi leiloada por US$69 milhões.

Outro exemplo é o Bored Ape Yatch Club (BAYC). Queridos pelas celebridades, os NFTs de macacos entediados já foram vendidos por milhões de dólares (hoje, perderam valor de mercado) e dão acesso a um clube com benefícios exclusivos.

Crypto rewards e integração de programas

Em um mercado cada vez mais competitivo e repleto de novas tecnologias, os tradicionais programas de pontos ficaram para trás e estão sendo substituídos por dinâmicas mais personalizadas e complexas. 

Hoje, loyalty é sobre a criação de experiências únicas, memoráveis e personalizadas. Compreender quais são as principais tendências no momento e aplicá-las às suas estratégias de fidelização possibilitará o desenvolvimento de dinâmicas e recompensas que os clientes realmente desejam, gerando fidelidade e conexões verdadeiras com o público.

O Blockchain é a tecnologia fundamental para o desenvolvimento de programas de fidelidade que ofereçam segurança, flexibilidade e Customer Experience, promovendo os melhores resultados tanto para as empresas quanto para os clientes. 

Espera-se que, no futuro, os usuários possam gerenciar todos os seus programas de fidelidade e, portanto, todos os seus pontos em uma única carteira digital. Assim, as empresas podem criar estratégias de co-branding para recompensas integradas, disponibilizar opções de utilização na própria carteira e possibilitar a transferência de pontos entre participantes.

As empresas podem oferecer crypto rewards, ou seja, recompensas que equivalem a NFTs ou criptomoedas. Uma vez que a Web 3.0 tem como premissa principal a descentralização, a tendência é que essa seja a base da economia nos novos ecossistemas digitais. 

Ainda, uma vez que a compra de NFTs e recursos no Metaverso ocorre através de criptomoedas, o uso destas se tornará cada vez mais fundamental para os usuários, o que gera um interesse iminente por crypto rewards. 

Por serem respaldadas pela alta criptografia fornecida pelas redes de Blockchain, todas essas práticas citadas possuem um teor de segurança que jamais poderia ser oferecido em programas de fidelidade tradicionais. 

Ao oferecer crypto rewards ou tokenizar os pontos, as empresas evitam qualquer tipo de fraude, como o gasto repetido de recompensas, e ataques cibernéticos aos seus bancos de dados. Além disso, é possível captar e analisar os dados transacionais para oferecer melhores experiências sem comprometer a privacidade dos clientes. 

Toda essa segurança e flexibilidade oferecida pelo Blockchain permite que os usuários tenham mais controle sobre suas recompensas e confiem nas empresas fornecedoras dos programas, estreitando as relações de fidelidade.

Conheça mais sobre como NFTs e Crypto Rewards no nosso e-book: Como fidelizar clientes em tempos de Blockchain, NFTs e Metaverso

Conheça a Indico

A partir de iniciativas que alcançaram mais de 150 milhões de clientes em 9 países, somos a Martech brasileira que une Loyalty e Inovação para criar conexões únicas entre consumidores e marcas.

Criamos soluções que impulsionam relacionamentos e transformam resultados. 

Campanhas, programas e projetos disruptivos que conectam ideias, inovação, dados e tecnologia para engajar, encantar e fidelizar clientes. Orientados por dados, geramos insights e novas oportunidades, evoluindo a experiência do cliente com a marca. 

Entre em contato conosco para saber como podemos gerar mais fidelização para a sua marca e impulsionar seus resultados!