Loyalty 4.0: tecnologia para fidelizar
Conheça o Loyalty 4.0, estratégia de fidelidade que utiliza tecnologia para gerar novas experiências e estreitar a relação entre marcas e clientes.
A primeira fase do que conhecemos como Loyalty foi concentrada apenas na ideia de fidelizar os clientes tendo como base o acúmulo de pontos, mas hoje estamos muito à frente disso. Com o uso de I.A’s, é possível personalizar estratégias com base nos dados sobre o cliente, o que possibilita a criação de experiências únicas, memoráveis e personalizadas.
O Loyalty 4.0 se tornou a chave para entender o que o novo consumidor deseja de uma marca: para além dos seus produtos, o cliente quer se conectar com seu posicionamento, sua ética, sua cultura de trabalho. Essa identificação com diversos elementos e características de uma marca estreita laços e gera mais fidelização.
Além disso, é necessário guiar o cliente através da jornada de compra, incentivando a next-best-action, gerando Customer Experience e entendendo os novos mecanismos e as mudanças do mercado. Dessa forma, a marca torna-se capaz de desenvolver novas dinâmicas de fidelidade e promover recompensas compatíveis com cada consumidor.
Para entender a importância do Loyalty 4.0, confira a sua evolução ao longo do tempo:
Loyalty 1.0
- Baseado em um sistema de pontos e recompensas simples;
- Precisou ser reinventado para atender às novas demandas do consumidor e tendências do mercado.
Loyalty 2.0
- Tem como base estratégias data-driven e de Business Intelligence para tomadas de decisão com base na análise de dados.
Loyalty 3.0
- Utilizando-se de dados, tecnologia de conteúdos e gamification, essa fase do Loyalty visa criar campanhas de incentivo através de premiações mais interativas.
Loyalty 4.0
- A mais nova tendência do mercado para fidelizar seus clientes;
- Imersão em hiperpersonalização, cross-marketing, dados e I.A’s para criar uma estrutura de fidelização em que cada cliente é atendido de maneira completamente individualizada.
Compreender quais são as principais tendências de loyalty no momento e aplicá-las à sua marca é fundamental para a criação de estratégias de fidelidade relevantes e eficientes. Apenas assim é possível entregar dinâmicas e recompensas que os clientes realmente desejam, além de criar vantagem competitiva em relação à concorrência.
Para saber mais sobre o universo de Loyalty e criar a estratégia ideal para a sua empresa e público-alvo, confira outros materiais complementares:
- Quais são as métricas mais importantes em um programa de loyalty?
- Millennials e novas gerações - Por que considerar esse público nos programas de fidelidade?
- Marketing Dinâmico: a nova era do Marketing
- Programa de fidelidade: o que é e como criar um programa de sucesso
- 10 passos para estruturar um programa de loyalty
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