Growth Marketing: o que é e como utilizar na sua empresa

A grande parte das empresas atualmente está focada em estratégias de crescimento e engajamento da sua marca. Pensando nisso, o Growth Marketing é uma estratégia que utiliza ferramentas de marketing, comunicação e BI para criar oportunidades e interações relevantes com seus clientes.

O Growth Marketing visa aumentar o crescimento exponencial da empresa através de estratégias personalizadas com foco a médio e longo prazo, focado em branding e no mapeamento do público para gerar estratégias para um relacionamento mais próximo.

Sabendo que existe uma análise e um motivo para cada passo do processo, Growth Marketing é usado com o intuito de gerar novos leads constantemente, além de manter os clientes já existentes fiéis e engajados.

Marketing, Growth Marketing e Growth Hacking

O Marketing em si é voltado para vendas e geração de awareness, atuando em canais tradicionais já estabelecidos. Mesmo funcionando bem, atualmente apenas o marketing tradicional não é o suficiente para suprir as necessidades de uma marca. 

Pensando nisso o Growth Marketing foca no crescimento constante da marca, além da retenção e aquisição através de ações consistentes e metas bem definidas. Utiliza de estratégias mais atuais, além de testes A/B, cross channel e análises e testes científicos.

Muitos ainda podem confundir o Growth Marketing com o Growth Hacking, que é focado em novas oportunidades para a empresa, com resultados a curto prazo, além de ter estratégias mais experimentais.

Como implementar o Growth Marketing

  • Público alvo: Conheça quem consome os conteúdos da sua marca. Defina um público-alvo e aprofunde-se nos diferentes nichos de clientes da sua marca para criar campanhas direcionadas para cada um.
  • Clientes em potencial: Faça com que o público te conheça, estando presente em diversos canais de atuação, como Facebook, Instagram, Tiktok, Twitter, Youtube, Linkedin e Pinterest, criando oportunidades para que novos clientes cheguem ao seu negócio.
  • Conteúdo: Diferentes tipos de conteúdos relevantes para o seu público podem ser usados para alavancar a marca, tais como e-books, artigos, posts e vídeos. 
  • Atingindo o cliente: Cupons de desconto, concursos e prêmios são uma boa forma de engajar a continuar com a empresa, sendo possível usar esses recursos para criar pesquisas e descobrir mais sobre o cliente. 
  • Teste: É preciso coletar e analisar dados para comparar e melhorar as estratégias usadas, pois nem toda estratégia funciona para todas as empresas. 

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