O que é Growth Hacking?

Criado por Sean Ellis, empresário e investidor-anjo, o Growth Hacking é a estratégia ideal para empresas que desejam crescer e atingir sua melhor versão. Entenda o que é e como aplicar no seu negócio! 

Potencializar resultados e oferecer um produto/serviço cada vez melhor é o sonho de qualquer empresa. Entretanto, esse processo pode ser lento, pois demanda muito estudo e análise para o desenvolvimento de novas estratégias e planos de ação. 

O que poucos sabem é que existe uma maneira de impulsionar esse processo e crescer de forma rápida e estratégica. No menor intervalo de tempo e com o mínimo de recursos, é possível desenvolver e fortalecer um negócio, além de torná-lo escalável

Para isso, a empresa deve estar disposta a adotar o Growth Hacking como uma forma de pensar, não apenas como uma estratégia pontual. Para entender o que é esse mindset e como ele pode transformar o seu negócio, continue a leitura!

O que é Growth Hacking? 

O termo Growth Hacking foi criado por Sean Ellis, CEO da GrowthHackers e escritor best-seller. O empresário buscava descrever o processo de crescimento desenfreado de empresas como Google, Uber e Amazon. 

Por definição, o Growth Hacking é uma forma de pensar, geralmente alocada no setor de Marketing das empresas, orientada por dados e experimentos para impulsionar o crescimento do negócio em pequenos intervalos de tempo e com o mínimo de recursos possíveis. 

Growth Hacking vs. Growth Marketing

Apesar da semelhança nos nomes, existem algumas diferenças entre o Growth Hacking e o Growth Marketing. O site Growth With Ward listou algumas delas: 

  • O Growth Marketing tem o foco direcionado em branding e posicionamento de mercado, executa experimentos maiores com foco no longo prazo, e desenvolve estratégias para as etapas de Conhecimento e Aquisição no funil de vendas. 
  • O Growth Hacking tem o foco direcionado em novas oportunidades de crescimento, executa experimentos menores com foco no curto prazo, desenvolve estratégias para todo o funil de vendas e depende de habilidades tecnológicas, como automação. 

Growth Hacking na prática

Os três pilares do Growth Hacking são: Marketing Criativo, Experimentos e Tecnologia. Eles devem ser analisados e trabalhados em conjunto para que as estratégias de crescimento gerem resultados efetivos.   

Além disso, dentre os variados métodos utilizados para a aplicação do Growth Marketing, as empresas devem escolher aquele que se adeque melhor às suas necessidades particulares. O mais famoso, contudo, é conhecido como “Funil AARRR”

Com base nele, as questões que são levantadas podem ser transformadas em planos de ação de Growth Hacking:

  • Aquisição: como meus clientes encontram meu negócio atualmente e como posso atrair novos clientes? 
  • Ativação: meu negócio oferece uma boa Experiência do Cliente
  • Receita: qual é a principal fonte de lucro do meu negócio?
  • Retenção: com que frequência meus clientes compram meu produto/serviço?
  • Recomendação: meus clientes recomendam meu negócio para outras pessoas? 

Conheça a Indico

Aqui, impulsionamos empresas a atingirem suas melhores versões. Ao receber sua demanda, nossa unidade de Growth transforma necessidades e oportunidades em inovação e estratégia. Desde Business Intelligence e pesquisa de mercado até o planejamento e a estruturação do plano de ação, trabalhamos com inteligência integrada para desenvolver projetos com excelência. 

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