O que é Growth Hacking?
Criado por Sean Ellis, empresário e investidor-anjo, o Growth Hacking é a estratégia ideal para empresas que desejam crescer e atingir sua melhor versão. Entenda o que é e como aplicar no seu negócio!
Potencializar resultados e oferecer um produto/serviço cada vez melhor é o sonho de qualquer empresa. Entretanto, esse processo pode ser lento, pois demanda muito estudo e análise para o desenvolvimento de novas estratégias e planos de ação.
O que poucos sabem é que existe uma maneira de impulsionar esse processo e crescer de forma rápida e estratégica. No menor intervalo de tempo e com o mínimo de recursos, é possível desenvolver e fortalecer um negócio, além de torná-lo escalável.
Para isso, a empresa deve estar disposta a adotar o Growth Hacking como uma forma de pensar, não apenas como uma estratégia pontual. Para entender o que é esse mindset e como ele pode transformar o seu negócio, continue a leitura!
O que é Growth Hacking?
O termo Growth Hacking foi criado por Sean Ellis, CEO da GrowthHackers e escritor best-seller. O empresário buscava descrever o processo de crescimento desenfreado de empresas como Google, Uber e Amazon.
Por definição, o Growth Hacking é uma forma de pensar, geralmente alocada no setor de Marketing das empresas, orientada por dados e experimentos para impulsionar o crescimento do negócio em pequenos intervalos de tempo e com o mínimo de recursos possíveis.
Growth Hacking vs. Growth Marketing
Apesar da semelhança nos nomes, existem algumas diferenças entre o Growth Hacking e o Growth Marketing. O site Growth With Ward listou algumas delas:
- O Growth Marketing tem o foco direcionado em branding e posicionamento de mercado, executa experimentos maiores com foco no longo prazo, e desenvolve estratégias para as etapas de Conhecimento e Aquisição no funil de vendas.
- O Growth Hacking tem o foco direcionado em novas oportunidades de crescimento, executa experimentos menores com foco no curto prazo, desenvolve estratégias para todo o funil de vendas e depende de habilidades tecnológicas, como automação.
Growth Hacking na prática
Os três pilares do Growth Hacking são: Marketing Criativo, Experimentos e Tecnologia. Eles devem ser analisados e trabalhados em conjunto para que as estratégias de crescimento gerem resultados efetivos.
Além disso, dentre os variados métodos utilizados para a aplicação do Growth Marketing, as empresas devem escolher aquele que se adeque melhor às suas necessidades particulares. O mais famoso, contudo, é conhecido como “Funil AARRR”.
Com base nele, as questões que são levantadas podem ser transformadas em planos de ação de Growth Hacking:
- Aquisição: como meus clientes encontram meu negócio atualmente e como posso atrair novos clientes?
- Ativação: meu negócio oferece uma boa Experiência do Cliente?
- Receita: qual é a principal fonte de lucro do meu negócio?
- Retenção: com que frequência meus clientes compram meu produto/serviço?
- Recomendação: meus clientes recomendam meu negócio para outras pessoas?
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