O que é a cultura Data Driven?

Toda empresa tem alguma informação sobre seu cliente, porém muitas não sabem o que fazer com esses dados. Entenda o que é Data Driven, qual é a vantagem de transformar dados em inteligência e como aplicar essa cultura na sua estratégia de marketing.

O conceito de data-driven engloba todas as metodologias estruturadas a partir de bancos de dados, possibilitando insights para o planejamento e tomadas de decisão. 

Uma empresa orientada por dados será capaz de identificar potencialidades sobre seu próprio ramo de atuação e saber como a organização se comporta para aproveitar oportunidades e antecipar tendências e necessidades de seus clientes.

Data driven não se baseia unicamente no quanto uma empresa sabe sobre seu cliente, mas o que ela sabe. Uma análise qualitativa de dados coletados interna e externamente mostra diferentes informações sobre o mercado, consumidores, concorrentes e insights valiosos para colocar o cliente como centro das suas ações

O conceito de data driven se origina a partir da ciência de dados, que utiliza algoritmos e métodos científicos para transformar informações de diferentes fontes em conhecimento aplicado. É por essa razão que uma empresa data-driven está focada nas tecnologias utilizadas para coleta, organização, tratamento e interpretação de diferentes dados.

Mas como as empresas usam data driven e como posso aplicá-lo?

Uma mudança cultural

O primeiro passo é entender que data driven deve fazer parte da cultura de uma organização. Ou seja, diferentes áreas e setores da empresa precisam ser orientados para lidar com processos e operações que envolvam dados ou se estruturam a partir deles. 

Uma das maiores dificuldades da implementação da cultura data driven é convencer os gestores sobre sua importância. A tomada de decisão estratégica com base em dados organizados ainda pode ser vista como indiferente nos resultados.

Porém, em um mercado cada vez mais competitivo, a cultura data driven se torna muito mais do que um diferencial: ela é um fator determinante para a atuação e sobrevivência das organizações diante de novos consumidores.

Com tantas opções disponíveis no mercado, a melhor maneira de agir em relação ao comportamento desse novo consumidor consiste em entender quem ele é para então oferecer uma experiência única e se antecipar em relação às necessidades e expectativas.

Afinal, não é somente o preço do produto que é o fator determinante para a compra, mas sim todas as interações, avaliações de compra de outras pessoas, o atendimento nos diversos canais, se há uma integração omnichannel, enfim, toda a experiência do consumidor com a marca. (Para saber mais sobre relacionamento com o cliente, leia nosso artigo).


Tecnologia e data driven

A efetivação de uma cultura data driven está diretamente relacionada às ferramentas e tecnologias que tornarão esse novo direcionamento possível. É a partir de recursos tecnológicos que as empresas data driven encontram soluções concretas e eficientes para sustentar a estruturação do Big Data.

Ferramentas eficientes impactam diferentes áreas da empresa e viabilizam as tomadas de decisão a partir do Big Data. É quase impossível falar de data driven sem relacioná-lo com tecnologias baseadas em inteligência artificial, machine learning e ferramentas que ajudarão no gerenciamento de dados e sua interpretação, ou data analytics.

Essa relação é uma via de mão dupla: enquanto a inteligência artificial ajuda a estruturar seu ecossistema de dados com insights sobre como lidar com eles, dados são essenciais para alimentar inteligências artificiais e oferecer melhores insights.

Trabalhar com modelos preditivos para se antecipar aos comportamentos futuros de seus clientes e personalizar suas interações resultam em campanhas mais bem-sucedidas, ampliam o seu NPS e geram melhores resultados.

Além disso, a tecnologia será essencial para a integração das diferentes áreas de uma empresa, para que as equipes e colaboradores tenham mais autonomia. Cada setor necessita de ferramentas personalizadas de acordo com suas necessidades para que interajam de forma eficiente, simples e rápida.

Recursos tecnológicos que ofereçam automação e inteligência artificial são fundamentais para fornecer facilidades às equipes envolvidas, além de agilizar os processos e as decisões sustentadas por dados. 

Como usar o Data Driven nas estratégias de marketing?

O Data Driven pode ser utilizado em praticamente todos os departamentos e iniciativas de uma organização, mas uma área tem se destacado ao aplicar essa cultura: o marketing

O Data Driven Marketing se baseia na utilização da cultura Data Driven para estruturar as estratégias de marketing de uma empresa, guiando seus processos e otimizando seus resultados.

Essas estratégias passam a ser alimentadas pelo Big Data e pela análise de dados, que oferecem insights sobre o cliente, a forma como ele consome um produto/serviço, como ele é impactado por anúncios, qual é a trajetória dele na jornada de compra e outras características que apoiam o desenvolvimento de planos e ações mais personalizados e assertivos

Dessa forma, é possível otimizar o produto/serviço oferecido pela empresa e a maneira como ele é apresentado ao consumidor, transformando a compra em uma experiência única para o cliente e gerando fidelidade

Pessoas são essenciais nesse processo

Se uma empresa é formada pelas pessoas que a compõem, com o data driven isso não poderia ser diferente. A implementação de uma cultura data driven esbarra nessa questão: quem vai fazer tudo isso? 

É importante que as organizações tenham em sua equipe profissionais especializados em dados, ou tenham como parceiros empresas que ofereçam esse suporte profissional para concretizar uma gestão data driven. 

São esses profissionais que serão capazes de aproveitar ao máximo o que o data driven oferece, desde as diferentes formas de coleta de dados, sua organização e estruturação, até a integração dos dados com ferramentas tecnológicas, análise e oferta de resultados e insights. Assim, outros setores podem focar em novos projetos baseados nesses dados.

É a partir de parceiros e profissionais de empresas especializadas que uma organização data driven se concentra no seu próprio core-business, sem correr o risco de permanecer estagnada e incapaz de traçar estratégias reais e tangíveis, pois seus esforços estão voltados para tarefas complexas da gestão data driven.


Cultura data driven

A utilização dos dados é considerada uma grande aliada para otimizar o funcionamento dos negócios, já que as possibilidades de aplicações são inúmeras e vão desde personalização de serviços e produtos, redução das taxas de churn, orientação para as ações de marketing, até usos mais específicos.

A tecnologia evolui mais rapidamente do que a capacidade natural das pessoas em lidar com as mudanças. E isso demonstra que o futuro será promissor para quem aprender mais sobre a relação entre dados, tecnologia e comportamento das pessoas, ou seja, uma cultura data driven que transforme as ações internas de uma organização e como ela se relaciona com seu público.

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