Omnichannel: o que é e por que integrar seus canais de venda

Como estabelecer uma comunicação integrada com os clientes através de diversos pontos de contato? Entenda o que é omnichannel e a importância dessa estratégia para a sua empresa.  

Com o avanço da internet e das redes sociais, as empresas se tornaram multichannel, ou seja, estabeleceram pontos de contato em diversos canais para se comunicarem com seus clientes. 

Mas essa estratégia já ficou para trás. No multichannel, os canais de comunicação são tratados de forma independente e a prioridade é dada ao produto, não ao cliente.

Isso não condiz com os desejos e necessidades dos consumidores atuais. Hoje, eles buscam viver experiências únicas e inovadoras com as marcas que escolhem consumir. E isso só é possível com o omnichannel. 

O que é omnichannel?

Omnichannel é a estratégia que une e integra todos os canais de comunicação que uma empresa estabelece com seus clientes (online e offline), visando o aprimoramento da experiência do consumidor. 

Vale lembrar que nesse caso não se deve considerar o significado literal da palavra, já que omni significa “todo” e channel significa "canal''. Ser omnichannel vai muito além do que simplesmente utilizar todos os canais de comunicação. 

Diferente da estratégia multichannel, o omnichannel prioriza o cliente em vez do produto. Como os pontos de contato estão integrados, eles funcionam de maneira simultânea, o que permite o desenvolvimento de uma comunicação homogênea e eficiente

Consequentemente, a jornada de compra torna-se mais fluida e a experiência do consumidor é otimizada. 

Por que utilizar a estratégia omnichannel? 

Utilizar todos os pontos de contato de forma integrada faz com que a comunicação deixe de ser massiva e repetitiva e passe a ser clara e compreensível. Isso tem como consequência direta uma jornada de compra mais intuitiva e o aumento da satisfação do consumidor. 

Pensando na atração e retenção de clientes, é fundamental que uma empresa adote a estratégia omnichannel, pois todos os contatos com o público são essenciais para apoiar as iniciativas de fidelidade e manter uma comunicação personalizada. 

Além disso, uma pesquisa realizada pela Annex Cloud constatou que empresas com fortes estratégias em omnichannel retêm uma média de 89% de seus clientes, em comparação com 33% para empresas com poucas estratégias omnichannel. 

Como ser omnichannel?

Agora que você já sabe o que é o omnichannel e como ele pode ser um grande aliado para otimizar a experiência do consumidor e fidelizar clientes, basta colocar isso em prática. 

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