Programa de fidelidade em níveis: o que é e como funciona

Programas de fidelidade oferecem vantagens para que o público crie um vínculo de lealdade com a marca. Normalmente são usados pontos que podem ser trocados por produtos e serviços da própria marca, ou de marcas parceiras. Programas de fidelidade em níveis têm o mesmo objetivo, mas uma execução diferente, criando categorias para o cliente, e quanto mais alto ele estiver nas categorias, maiores e mais exclusivos são os prêmios e vantagens

Para determinar qual a posição do usuário a marca utiliza métricas próprias, por exemplo: um cliente no nível mais baixo pode ganhar algumas porcentagens de descontos sobre determinados produtos e conforme este for subindo de nível ele passa a ganhar descontos, frete grátis, brindes exclusivos ou até mesmo produtos da marca. Logo, quanto mais leal o cliente é à empresa, maiores são os benefícios que ele receberá.

Por que investir na fidelidade em níveis? 

Um sistema em níveis coloca benefícios em todas as camadas, fazendo com que todos os clientes se sintam contemplados, mas quanto mais alta a posição do usuário melhor o  benefício que ele receberá, criando assim o desejo e a vontade de continuar consumindo da marca.

A empresa pode decidir com antecedência quais ações serão recompensadas com mais pontos, como compartilhar conteúdos ou deixar reviews de produtos, por exemplo. Assim é possível também decidir quantos pontos são necessários para subir de um nível para outro

Logo, com programa de fidelidade em níveis, a marca pode acompanhar e desenvolver os clientes mais engajados, separando até mesmo o nível de engajamento e trabalhando com um funil mais  personalizado. Os níveis estabelecem base para o relacionamento duradouro, sendo assim são um investimento a longo prazo para cuidar dos usuários atuais enquanto atrai novos

O programa de fidelidade em níveis também ajuda a manter contato com o cliente, criando mais chances de interações, além de possibilitar a entrega de comunicações personalizadas, como: oportunidades de level up; ofertas exclusivas; notícias e atualizações. O contato mais próximo também ajuda a criar uma conexão emocional com a marca

Os programas de fidelidade em níveis apresentam muitos benefícios para a empresa, como: 

  • Melhorar o ROI de marketing
  • Aumentar a receita
  • Fidelizar clientes 
  • Impulsionar o reconhecimento da marca

Como criar um programa de fidelidade em níveis

Programas em níveis têm diversos benefícios e para não exagerar na hora de escolher como criar o seu, basta lembrar de algumas dicas: 

  • Simplicidade: Não é preciso ter um programa complexo, os usuários devem identificar as regras para fazer parte do programa, além de quais benefícios ele receberá em cada nível e quanto pontos são necessários para subir de posição. 
  • Relevância: Ofereça prêmios que façam sentido para os clientes e benefícios diferenciados, como convites para eventos exclusivos, além de brindes em datas especiais. 
  • Valor: A maior vantagem deste tipo de programa é que todos os usuários são beneficiados, então todos os prêmios e vantagens precisam ter valor e melhorar conforme os níveis aumentam.
  • Gamificação: Pode ser um trunfo para reter clientes, pois é divertido para o público achar brindes surpresas, ganhar e receber bônus, o que envolve os clientes e gera destaque em relação à concorrência.
  • Comportamento: Recompense diferentes formas do cliente interagir com a marca, como assinar o blog, usar o aplicativo, baixar o e-book, compartilhar conteúdos e etc.
  • Níveis: Dê nome aos diferentes e criativos para os níveis do programa, criando assim uma identificação com a marca.

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