Do Customer Relationship Management (CRM) para o Customer Experience Management (CXM)
Muito além da coleta de dados, o CXM é a evolução do CRM tradicional. Hoje, é necessário entender quais são as necessidades dos clientes, atendê-las com eficiência e garantir uma experiência única e diferenciada. Ao adotar o CXM, é possível maximizar a satisfação do público e criar um excelente relacionamento com ele.
O que é CRM e CXM?
O CRM, ou Customer Relationship Management, é uma ferramenta, prática ou sistema de gestão utilizada para automatizar e facilitar o relacionamento com o cliente, viabilizando o desenvolvimento de estratégias voltadas para conhecê-lo melhor e gerar satisfação e fidelização.
Já o CXM, ou Customer Experience Management, vai além disso, traçando as possíveis carências do público, monitorando suas reações, emoções, impressões e interações com a marca, para assim oferecer estratégias com o mais alto nível de personalização. O CXM também tem como foco o monitoramento do cliente durante toda a jornada, não apenas durante suas interações com a marca.
Qual é a diferença entre CRM e CXM?
O CRM promove insights quantitativos, utilizando ferramentas para se tornar presente no dia a dia dos clientes, concentrando-se em melhorias operacionais para aumentar vendas e acessos.
O CRM pode promover o início do relacionamento cliente e marca, mas nem sempre é suficiente para fidelizar. Por outro lado, o CXM fornece insights qualitativos sobre o público, para assim promover uma experiência completa e personalizada, impulsionando o engajamento com a marca.
Por que investir em CXM?
Não é novidade que a experiência com clientes é extremamente importante para o sucesso de uma marca e pode ser o fator decisivo para o sucesso na fidelização do público ou não. Afinal, clientes tendem a não retornar quando tem experiências ruins. Então, como garantir uma experiência inesquecível?
O CXM é, de forma simplificada, uma extensão do CRM, ou Customer Relationship Management. Pode ser descrito como o relacionamento da marca com o cliente antes mesmo dele se tornar um cliente, tendo como objetivo principal proporcionar grandes experiências.
Os principais benefícios do CXM são:
- Fidelização de clientes;
- Aumento de vendas;
- Marketing “boca a boca”;
- Fortalecimento da marca;
- Redução de custos.
Conheça a Indico
A partir de iniciativas que alcançaram mais de 150 milhões de clientes em 9 países, a Indico é a Martech brasileira que desenvolve soluções que unem Loyalty e Inovação para criar conexões únicas entre consumidores e marcas.
Criamos soluções que impulsionam relacionamentos e transformam resultados. Campanhas, programas e projetos disruptivos que conectam ideias, inovação, dados e tecnologia para engajar, encantar e fidelizar clientes. Orientados por dados, geramos insights e novas oportunidades, evoluindo a experiência do cliente com a marca.
Entre em contato conosco e conheça o jeito Indico de revolucionar o relacionamento com o cliente.