Tendências de consumo para 2024: conheça o consumidor do futuro

Como manter meu público engajado com minha marca, além de atrair novos clientes? Conheça as principais tendências de consumo para o ano de 2024 e conecte-se com o consumidor do futuro.

Por ser sensível a diversos fatores, desde o cenário econômico global até características pessoais, o comportamento do consumidor pode mudar mais rápido do que se imagina. Ano a ano, a forma como os clientes se relacionam com as marcas passa por grandes transformações, fazendo com que as empresas se perguntem constantemente: 

  • Quanto meu cliente está disposto a pagar?
  • Como posso alcançar novos públicos? 
  • Quais pontos de fricção precisam ser eliminados? 
  • Como manter meu cliente satisfeito e fiel à marca? 

À medida que avançamos para uma nova era de consumo, os paradigmas tradicionais estão sendo redefinidos. Não é mais suficiente apenas oferecer um produto ou serviço - a jornada do cliente e a experiência que o envolve são agora centrais.

E para não ser pego de surpresa, é preciso estar alguns passos à frente, antecipando-se às principais tendências e adaptando-se conforme as alterações previstas. 

A evolução do phygital

Há alguns anos, as empresas reconheceram a importância de estabelecer uma presença online sólida para atingir novos públicos e ampliar os canais de relacionamento com os consumidores. Nesse contexto, surgiu o termo phygital, que representa a união entre os ambientes físicos e digitais de uma marca. 

Durante a pandemia, especialmente, a presença ativa no ambiente virtual tornou-se fundamental para as marcas dado o aumento sem precedentes no consumo online, como resultado das restrições de distanciamento social. E mesmo após o fim dessas restrições, o consumidor continuou a realizar compras pela internet, primordialmente devido à conveniência que essa modalidade oferece.

Ao mesmo tempo, o consumidor também está retomando diversos hábitos que possuía antes da pandemia - o que inclui realizar compras em lojas físicas. 

Em busca desse equilíbrio, as marcas precisam ir além do que se conhecia por phygital e adotar novas estratégias que atendam à preferência dos consumidores hoje: a integração ainda maior entre o físico e o digital na jornada de compra. 

No ambiente digital

Desenvolver um aplicativo ou web app para o seu programa de fidelidade pode ser um dos primeiros passos. Isso permite que os participantes estejam a apenas alguns cliques de distância da sua marca e aumentem o engajamento com o programa. 

É importante que o cliente tenha uma experiência completa, podendo visualizar seu desempenho e suas recompensas. Assim, cria-se um incentivo para que ele aumente sua frequência de compra com o objetivo de avançar dentro do programa e resgatar melhores benefícios

A integração com o ambiente físico pode ser incentivada pelo envio de comunicações personalizadas que incentivem a visita às lojas físicas - isso pode incluir o oferecimento de ofertas e cupons exclusivos, por exemplo. 

Ainda, você pode permitir que o cliente compre produtos ou resgate benefícios no aplicativo e faça a retirada na sua loja física, combinando a conveniência do online com a interação presencial.

No ambiente físico

No ambiente físico, é fundamental incentivar novos clientes a fazer parte do programa e acessá-lo digitalmente. Para isso, é possível explorar o marketing de ativação, com ações pontuais em lojas físicas que chamem a atenção de novos clientes e os incentivem a fazer o cadastro no aplicativo/web app em troca de recompensas imediatas - como brindes e merchandising.

Para os clientes que já são participantes, é importante incentivá-los a acessar o aplicativo/web app durante suas compras na loja física. Ao verificar o desempenho no programa, o cliente se sente mais motivado a evoluir e tende a aumentar o valor da compra para ganhar mais pontos, por exemplo. 

Além disso, a ativação de cupons de desconto e o resgate de benefícios na loja devem ser considerados. A primeira opção leva o cliente a ter uma percepção vantajosa da compra, enquanto a segunda faz com que o cliente veja o resultado do seu engajamento no programa e continue participando ativamente.

Proteção de dados é prioridade

Nesse contexto de digitalização, em que trabalho, consumo e vida pessoal estão conectados às telas de computadores e celulares, a quantidade de interações online atingiu enormes proporções. Para se ter ideia, uma pesquisa da empresa Appdome revelou que 73,7% dos brasileiros acessam de um a dez aplicativos por dia. 

A cada clique, transação, upload e download, os usuários permitem - muitas vezes sem saber - que seus dados pessoais sejam coletados, analisados e compartilhados por aplicativos, plataformas, empresas e instituições. Mas o consumidor do futuro quer colocar um ponto final nessa situação. 

Conscientes da sensibilidade de seus dados, os consumidores estão mais atentos às questões de segurança da informação e exigem transparência das empresas. Eles não querem se sentir enganados por letras miúdas em regulamentos e desejam assumir o controle do que será compartilhado ou não. 

O principal desafio neste cenário consiste em conquistar e manter a confiança dos clientes quando o assunto é proteção de dados e cibersegurança. Essa confiança será um ativo importante para o relacionamento entre marcas e consumidores, sendo um dos principais fatores considerados na decisão de compra. 

Primeiramente, é fundamental que seu programa de fidelidade seja transparente sobre como os dados serão coletados, armazenados e utilizados. Elabore políticas de privacidade claras e de fácil compreensão, que estejam disponíveis para consulta em todos os pontos de contato possíveis. 

Certifique-se também de exigir o consentimento dos clientes sobre a coleta/uso de dados e o envio de comunicações. Além de permitir essa escolha, é necessário respeitá-la: ninguém quer receber e-mails ou ter seus dados coletados sem permissão prévia. 

Por fim, não hesite em investir em medidas de segurança cibernética robustas. Criptografia, políticas internas, autenticações e auditorias externas regulares são apenas algumas das medidas que devem ser consideradas para garantir a proteção de dados e monitorar possíveis ameaças, evitando o vazamento de informações. 

Consumo consciente e ESG

Quem pensa que o consumo consciente é uma característica apenas da Geração Z está enganado. Esta é uma tendência crescente entre todos os consumidores e que deve ser observada pelas marcas que desejam gerar relacionamentos duradouros e fidelidade.

O consumidor do futuro se sente responsável por fazer mudanças significativas em questões ambientais, sociais e de governança. Ele reconhece que atitudes individuais são capazes de gerar impacto positivo no mundo e quer incentivar mais pessoas a fazer o mesmo. 

Além disso, ele entende que as empresas também devem se responsabilizar por suas ações e os impactos que eles causam. O consumidor do futuro vê as empresas além dos produtos e serviços que elas oferecem, considerando-as atores sociais importantes que possuem o poder e o dever de reunir esforços para promover mudanças em aspectos ESG. 

E o discurso não é só da boca pra fora. Visando investigar em que nível o público se importa com esse assunto, a McKinsey liderou um estudo durante 5 anos. O resultado: produtos não identificados como ESG em suas embalagens tiveram um aumento no consumo de 4.7% ao ano, enquanto os produtos identificados como ESG em suas embalagens tiveram um aumento de 6.4%.  

Mais da metade dos consumidores estão dispostos a pagar de 6% a 10% a mais por produtos sustentáveis, como:

  • Produtos locais 
  • Produtos reciclados ou com material eco-friendly
  • Produtos de empresas com práticas éticas
  • Produtos de origem rastreável
  • Produtos com menor pegada de carbono
  • Produtos biodegradáveis

Portanto, fidelizar com propósito é o caminho para as empresas que desejam se conectar com seus consumidores através do consumo consciente

Além de permitir o acúmulo de pontos a partir de ações desejadas e incentivar que os participantes doem seus pontos para instituições que apoiam causas relevantes para a marca, os programas de fidelidade podem agregar propósito de diversas outras formas. 

É possível, por exemplo, oferecer recompensas relacionadas à sustentabilidade. Produtos eco-friendly, merchandising feito com material reciclado e até créditos de carbono são algumas opções de benefícios disponíveis para os participantes. 

Seja, também, transparente com seus consumidores, compartilhando regularmente dados relevantes sobre as práticas ESG adotadas para gerar impacto social e ambiental. Essa divulgação permite que diversos públicos de interesse mantenham-se informados sobre como a empresa se posiciona, qual é sua visão para o futuro e quais são as mudanças geradas.

O mais importante, no final, é defender pautas e questões que estejam de fato relacionadas ao seu negócio e comprometer-se a gerar resultados positivos. Apenas assim é possível conectar-se verdadeiramente com o seu público, promovendo um legado significativo de responsabilidade e sustentabilidade. 

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