Big Data: entenda o mundo dos dados

Big Data: o assunto do momento

Você, com certeza, já ouviu falar do termo “big data”. Afinal, ele tem se tornado cada vez mais popular e várias empresas dizem ter esse tal big data. Porém, como muito bem colocado pelo professor da Duke University, Dan Ariely: “Big Data é como sexo adolescente: Todo mundo fala sobre isso, ninguém sabe realmente como fazer, todo mundo pensa que todo mundo está fazendo isso, então todo mundo diz que está fazendo.”

Vários de nossos clientes chegam para nós dizendo que possuem um big data, mas ainda têm dificuldade em explicar o que ele realmente é e qual é a sua função dentro da empresa. É um sistema? É uma maneira de agir? “Não sei, mas minha empresa está fazendo isso, pois meus concorrentes também fazem”, é o que respondem. 

Esse cenário fica ainda mais claro nas estatísticas. Em 2020, a Splunk realizou, com algumas empresas, uma pesquisa acerca do uso de dados. Ao serem questionadas sobre o aumento da importância que os dados têm dentro das corporações, apenas 14% das empresas se dizem preparadas para os próximos avanços da era dos dados, enquanto 86% ainda buscam recursos para essa situação. 

Outra grande preocupação com a qual as empresas têm que lidar é o volume de informações e seu rápido crescimento. Porém, 66% das empresas dizem que metade ou mais da metade dos dados coletados são inexplorados, desconhecidos ou não utilizados

Então, a grande questão que fica é: como utilizar, de fato, os dados que estão dentro da minha empresa? 

O que é Big Data e como utilizá-lo?

Big Data é a área da tecnologia que se relaciona com conjuntos grandes e complexos de dados, com o objetivo de processá-los, armazená-los e interpretá-los

Agora, o segundo passo é saber em que pé você está no momento. Sente e faça uma auto análise seguindo essas perguntas:

  • Minha empresa coleta dados? Como ela faz isso?
  • Coleto dados suficientes e necessários para entender meu cliente?
  • Sim, tenho muitos dados, mas sei exatamente o que fazer com eles?
  • Meu cliente está mesmo no centro das minhas estratégias de negócio?

Temos quase certeza de que você está percebendo o padrão. Muitas empresas estão tão focadas em seu core business e em aperfeiçoar e vender o próprio produto que acabam se esquecendo da parte mais importante do negócio: os clientes. 

Como melhorar a relação com o cliente usando o Big Data?

O que vai te destacar dentro do mercado é entender os hábitos, comportamentos, desejos e necessidades dos seus clientes para que você possa se comunicar com eles e criar uma conexão em nível emocional. 

Ser uma empresa customer-centric só te trará benefícios. Se quiser entender um pouco mais sobre essa estratégia e verificar dados que confirmam sua importância, veja nossos artigos: 

Os dados que passam pela sua empresa são o seu grande guia para se tornar uma empresa com foco total no cliente. Esses dados são valiosos porque, se tratados e analisados da maneira correta, têm inúmeras aplicações em uma empresa: orientação para ações de marketing e comunicação, personalização, insights valiosos e identificação de problemas. É importante entender que é a partir dos dados que você pode conhecer o seu cliente e oferecer a melhor experiência para ele. 

Como a Indico pode te ajudar

Sabemos que essa não é uma tarefa fácil. Se realmente fosse, os resultados da pesquisa da Splunk teriam sido muito diferentes. O que nós da Indico pedimos para você é: calma. O processo de transformar os dados em inteligência capaz de direcionar as tomadas de decisão da sua empresa é complexo e delicado

Por isso, convidamos você a conhecer o trabalho da Indico: aqui, transformamos o seu Big Data em inteligência, impulsionando sua empresa a atingir melhores resultados com ações e estratégias focadas no cliente. Nossa equipe expert em tecnologia e marketing está pronta para converter seus dados em soluções inovadoras que elevam a experiência do usuário, geram fidelidade e garantem resultados reais para seu negócio. 

Entre em contato conosco e conheça o jeito Indico de revolucionar o mercado. 


Imagem de capa/Thumbnail: Pixabay Images