O que é um programa de fidelidade?

O que são programas de fidelidade?

Programas de fidelidade são um conjunto de estratégias que uma empresa adota tendo como objetivo recompensar e incentivar os clientes, desenvolvendo uma relação de lealdade, para que eles continuem consumindo seu produto ou serviço

Geralmente, os programas de fidelidade são baseados no acúmulo de pontos correspondentes ao valor gasto pelo cliente no momento da compra. Esses pontos, então, podem ser trocados por benefícios determinados pela empresa. 

Com o apoio de novas tecnologias, como inteligências artificiais, os programas de fidelidade estão se tornando cada vez mais diversificados e personalizados, além de serem uma grande fonte de dados que podem ser analisados a fim de aprimorar as próprias estratégias de fidelização ou outras iniciativas da empresa. 

Para se aprofundar no assunto, leia nossos outros artigos:

Como surgiram os programas de fidelidade?

Entre as décadas de 1930 e 1980, os cidadãos dos Estados Unidos viveram a febre dos S&H Green Stamps, um dos primeiros programas de fidelidade do mundo realizado pela empresa Sperry & Hutchinson. 

Nesse programa, os consumidores recebiam selos após a compra em supermercados, lojas de departamento e postos de gasolina, entre outros estabelecimentos parceiros. Esses selos poderiam ser trocados por diversos produtos do catálogo. 

Que recompensas um programa de fidelidade pode oferecer?

Ao contrário do que muito se pensa, os programas de fidelidade não estão relacionados apenas ao acúmulo de pontos. Esses programas podem ser realizados de diversas maneiras, oferecendo vários tipos de recompensas para os clientes. 

  • Descontos: oferecer descontos é um ótimo incentivo para que seu cliente continue consumindo seu produto ou serviço.
  • Vouchers: vouchers com um determinado valor disponível para que o cliente realize uma compra também são uma maneira efetiva de fazê-lo retornar ao seu negócio. 
  • Cashback: o cashback é um benefício que está em alta atualmente e é caracterizado por devolver ao cliente uma porcentagem do valor gasto na compra. 
  • Monetização de pontos: viabilizado pelas novas tecnologias, essa recompensa transforma pontos acumulados em dinheiro disponível para pagamentos online. 
  • Quick wins: através de recursos como a gamificação, o cliente pode ter acesso a prêmios instantâneos que estimulam o sentimento de urgência. 
  • Produtos e serviços exclusivos: oferecer produtos e serviços premium alimenta o sentimento de exclusividade no cliente e aumenta os laços emocionais entre ele e a marca. 

Qual é o impacto da tecnologia nos programas de fidelidade? 

Como mencionamos anteriormente, as tecnologias, hoje, exercem um papel fundamental em todos os processos de um programa de fidelidade, desde sua criação até a sua execução. 

A cultura data driven, por exemplo, engloba todas as ações de uma organização com metodologias estruturadas a partir de bancos de dados. A análise do Big Data permite o desenvolvimento de insights que auxiliam no planejamento e na tomada de decisões, tornando possível a criação de ações mais assertivas e direcionadas. 

Dessa forma, é possível utilizar os dados para desenvolver estratégias altamente personalizadas para o público-alvo, aumentando as chances de fidelização, e aprimorar cada vez mais o próprio programa de fidelidade a partir dos dados coletados nele. 

Ainda, as inteligências artificiais já estão sendo utilizadas por diversas empresas em seus programas. Essa tecnologia melhora o processo de comunicação e interação entre cliente e marca, respondendo dúvidas de maneira pontual e rápida e oferecendo experiências de compra personalizadas de acordo com o perfil do consumidor. 

Qual é o futuro dos programas de fidelidade?

Tendo em vista a mudança nos hábitos de consumo causada pela pandemia de COVID-19 e o desenvolvimento de novas tecnologias, a Indico listou as 8 principais tendências para programas de fidelidade em 2022, confira aqui

Acesse gratuitamente também nosso ebook Loyalty do Futuro. Após essa leitura, você terá insights relevantes para trilhar o melhor caminho em direção à criação de um relacionamento de sucesso com seu cliente. 

Imagem de capa/Thumbnail: Unsplash Images

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