5 tendências para programas de fidelidade em 2023

Como especialistas em loyalty, entendemos que estratégias de fidelização devem ser constantemente analisadas, avaliadas e repensadas de modo a acompanhar os movimentos do mercado e atender às necessidades e desejos dos clientes. 

Os reflexos da pandemia, a onda de ESG, o surgimento de novas gerações de consumidores e outros acontecimentos relevantes devem ser levados em consideração pelas marcas nesse momento, uma vez que impactam diretamente as relações de consumo. 

Por isso, com base em nossos projetos e na nossa expertise sobre o mercado de fidelidade, listamos as 5 principais tendências para programas de fidelidade em 2023. 

1. Personalização ao máximo

Um dos primeiros passos para alcançar a fidelização de clientes na atualidade é entender que eles têm assumido um papel cada vez mais ativo no relacionamento com as marcas: eles querem se sentir vistos e ouvidos. 

O papel das empresas, então, é conhecer seu cliente de forma profunda para que possa oferecer um programa de fidelidade com mecânicas e premiações aderentes. 

Além disso, uma boa estratégia permitirá que o cliente seja surpreendido pelas ofertas certas, com comunicações assertivas e no momento mais propício para gerar conversão. 

Para operacionalizar isso, é possível recorrer ao Marketing Dinâmico: a mais nova modalidade do Marketing que é conduzida por dados e baseada em tecnologias que permitem uma interação ultrapersonalizada e em tempo real com os clientes. 

2. Imersão no digital

Desde os baby boomers (nascidos entre as décadas de 40 e 60) até a geração Z (nascidos entre o final dos anos 90 e o começo dos anos 2000), todos migraram para o digital, de forma mais ou menos imersiva. 

Assim, uma vez que as compras online e a presença digital crescem, os programas de fidelidade devem ser desenhados para funcionar muito bem nesse meio. 

Oferecer experiências phygital (que integram o mundo físico e o ambiente digital) e omnichannel (que proporcionam harmonia entre todos os pontos de contato da empresa) é um requisito obrigatório para aproximar o relacionamento com o cliente. 

Para as marcas que desejam ir além e se planejar para o movimento da Web 3.0, desenvolvemos um material gratuito e completo sobre como fidelizar clientes em tempos de Blockchain, NFTs e Metaverso. 

3. Foco em engajamento

Engajamento do cliente, ou customer engagement, é um conjunto de interações da marca com o público, pensadas estrategicamente para atrair, reter e mantê-lo fiel. 

Muito além do “gostar” de um produto ou serviço, o engajamento é a participação, interação e contribuição do cliente de forma espontânea. 

Para garantir o engajamento, a marca precisa proporcionar uma experiência tão boa a ponto dos seus usuários quererem compartilhá-las. Isso permite que o cliente seja parte da estratégia de marketing - falando da marca (na internet ou não) e indicando a empresa para um público novo que não conhece ou nunca interagiu com ela.

Para entender o que há de mais novo no mercado sobre engajamento e aplicar as melhores estratégias na sua empresa, basta acessar o eBook sobre Engajamento de Clientes. 

4. Experiências diferenciadas

Customer Experience é um dos tópicos mais relevantes no momento para equipes de Marketing, CRM e Loyalty. Afinal, captar a atenção do consumidor e garantir que ele se sinta satisfeito com sua marca é uma tarefa desafiadora. 

Uma forma de superar esse desafio é pensar além do superficial e inovar no relacionamento com os clientes, gerando engajamento constante e promovendo experiências de marca memoráveis - Marketing Sensorial, de Guerrilha e Out of Home são aliados das empresas nesse momento. 

Além disso, desenvolver uma régua de comunicação contínua e personalizada, criar plataformas com UX/UI bem planejados e promover um atendimento mais humanizado influenciam positivamente a experiência do cliente com a marca. 

A tecnologia também pode ser utilizada a favor do Customer Experience: conheça um dos nossos cases de sucesso, em que levamos diversão, inovação e engajamento para 9 países da América Latina! 

5. Loyalty de propósito

A sigla ESG já está amplamente difundida no mercado e tem regido o comportamento de organizações dos mais diversos setores que visam causar impacto positivo em aspectos ambientais, sociais e de governança. 

E esse movimento tem uma razão de ser: os clientes estão atentos à forma como as empresas se relacionam com a sociedade. Alguns dados importantes comprovam isso: 

  • 61% dos consumidores considera importante ou muito importante que empresas tomem uma posição em questões sociais e ambientais (The Purpose Pulse 2020)
  • 83% dos brasileiros compram de marcas alinhadas com seus valores pessoais (Global Consumer Pulse by Accenture) 

Portanto, para fidelizar nesse contexto, é preciso dar propósito à sua estratégia de Loyalty: alinhe a missão da sua marca a causas importantes na sociedade e engaje seus consumidores a fazer parte da mudança - seja permitindo a doação de pontos para caridade, premiando clientes que reciclam, incentivando uma vida mais saudável, entre outros. 

Conheça a Indico

Criamos e gerenciamos ecossistemas de loyalty que conectam marcas e clientes, gerando o engajamento necessário para o desenvolvimento do seu negócio.

Entendemos o que sua empresa precisa para ir além, analisamos dados para traçar a melhor rota, criamos soluções de ponta a ponta para atingir o seu objetivo e, assim, construímos laços com o seu cliente. Um engajamento que gera resultados.

Todo o processo é realizado aqui. Criamos conceitos, tecnologias e soluções de maneira personalizada, para alcançar o seu propósito.

Entenda, analise e crie. Entre em contato conosco e transforme seus clientes em fãs.

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