4 tendências para programas de fidelidade em 2024
Conheça as principais tendências de programas de fidelidade e aprimore suas estratégias em 2024
A premissa básica de um projeto de fidelidade é real e simples: recompense seu cliente pelo relacionamento dele com a marca e ele voltará. Mas se todos os programas seguem o mesmo caminho, têm a mesma lógica, trabalham com os mesmos parceiros e oferecem benefícios parecidos, o cliente pode voltar para qualquer um. Então, como se diferenciar e gerar valor para o cliente?
Portanto, pensando nisso, mapeamos e destrinchamos as principais tendências de fidelidade que devem estar no seu radar para o próximo ano. Desde o uso de Inteligências Artificiais até o comportamento de consumo das novas gerações, explicamos tudo o que você precisa saber para evoluir o seu programa de fidelidade, encantar o seu público e gerar os melhores resultados.
Inteligência Artificial: aliada ou rival?
Nos últimos anos, a I.A. já vinha sendo utilizada pelos profissionais de Marketing, Loyalty e CRM, principalmente em softwares de automação e chatbots. Agora, com tantas ferramentas à disposição, é preciso ter cuidado ao selecionar quais devem ser utilizadas ou não, quais serão facilitadoras ou obstáculos, quais ampliarão o talento humano ou quais diminuirão a produtividade da sua equipe.
Mas para alcançar este discernimento é preciso colocar o cliente no centro da sua estratégia.
As empresas que se apressarem para utilizar I.A.’s sem uma visão customer-centric, apenas para reduzir custos, estão cometendo um grande erro. O caminho certo é adotar a Inteligência Artificial para melhorar a vida do seu cliente!
Para Harvard, as empresas que mais terão sucesso no futuro são aquelas que estão utilizando a Inteligência Artificial para:
- Conectar dados e insights de diversas fontes
- Repensar a experiência do cliente, criando uma jornada frictionless
- Ativar diversas experiências em múltiplos canais
- Atingir cada consumidor de forma personalizada
- Realizar testes constantemente, buscando inovação e novos negócios
Menos produtos, mais experiências
Oferecer experiências consiste em utilizar produtos e serviços como meios para engajar os consumidores em um nível emocional, criando momentos que sejam inesquecíveis.
O momento ideal para começar a investir no oferecimento de experiências é agora, pois os gastos com experiências estão crescendo a um ritmo mais acelerado do que os gastos com bens e serviços, sendo que os millennials são a geração líder nesta mudança de consumo.
Parte desse movimento se deve ao fato de que a grande maioria dos consumidores já retomaram suas rotinas pré-pandemia, o que inclui participar de eventos, se reunir com família e amigos, comprar em lojas físicas e estar mais fora de casa, de maneira geral.
E quem pensa que as experiências são restritas aos parques de diversão está enganado. Com estratégias bem pensadas, diversos modelos de negócio podem se aproveitar dessa tendência e aumentar a fidelidade dos clientes à marca.
A ascensão da Geração Z
Como se relacionar com uma geração que domina a tecnologia como nenhuma outra, está imersa no universo online, se preocupa com problemas sociais e ambientais, tem lapsos de atenção e possui um grande senso de imediatismo?
O primeiro ponto de atenção ao se relacionar com os Gen-Zs e desenvolver programas de fidelidade para esse público é criar um jornada omnichannel fluida, com foco nos pontos de contato digitais. Afinal, a Geração Z é a que passa mais tempo navegando online.
A gamificação também é um dos elementos fundamentais para estratégias direcionadas à Geração Z. De acordo com a Forbes, cerca de 60% dos Gen-Zs jogam vídeo-games ou jogos online pelo menos uma vez por semana. Portanto, adicionar níveis, ranqueamento, missões e badges ao seu programa de fidelidade irá impulsionar o engajamento do público no dia a dia.
Por fim, assim como os millennials, os Gen-Zs também preferem receber experiências como benefícios. Acesso a bastidores, eventos exclusivos ou até mesmo edições limitadas de produtos são muito mais atrativos do que descontos e cashback para esse público.
Decifrando o consumidor do futuro
Por ser sensível a diversos fatores, desde o cenário econômico global até características pessoais, o comportamento do consumidor pode mudar mais rápido do que se imagina. Ano a ano, a forma como os clientes se relacionam com as marcas passa por grandes transformações, fazendo com que as empresas se perguntem constantemente:
- Quanto meu cliente está disposto a pagar?
- Como posso alcançar novos públicos?
- Quais pontos de fricção precisam ser eliminados?
- Como manter meu cliente satisfeito e fiel à marca?
E para não ser pego de surpresa, é preciso estar alguns passos à frente, antecipando-se às principais tendências e adaptando-se conforme as alterações previstas.
- A evolução do phygital: Em busca desse equilíbrio, as marcas precisam ir além do que se conhecia por phygital e adotar novas estratégias que atendam à preferência dos consumidores hoje: a integração ainda maior entre o físico e o digital na jornada de compra.
- Proteção de dados é prioridade: Conscientes da sensibilidade de seus dados, os consumidores estão mais atentos às questões de segurança da informação e exigem transparência das empresas. Eles não querem se sentir enganados por letras miúdas em regulamentos e desejam assumir o controle do que será compartilhado ou não.
- Consumo consciente e ESG: O consumidor do futuro se sente responsável por fazer mudanças significativas em questões ambientais, sociais e de governança. Ele reconhece que atitudes individuais são capazes de gerar impacto positivo no mundo e quer incentivar mais pessoas a fazer o mesmo.
eBook Loyalty 2024
2024 já começou. Você está preparado? "Loyalty 2024" é o eBook exclusivo que te apresenta as principais tendências de loyalty e relacionamento com o cliente para você criar as melhores estratégias de fidelização no próximo ano!
Nesse material exclusivo e gratuito, você fica sabendo sobre:
- Uso de Inteligências Artificiais
- Oferecimento de experiências
- Ascensão da Geração Z
- Consumidor do futuro
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