4 tendências para programas de fidelidade em 2024

Conheça as principais tendências de programas de fidelidade e aprimore suas estratégias em 2024

A premissa básica de um projeto de fidelidade é real e simples: recompense seu cliente pelo relacionamento dele com a marca e ele voltará. Mas se todos os programas seguem o mesmo caminho, têm a mesma lógica, trabalham com os mesmos parceiros e oferecem benefícios parecidos, o cliente pode voltar para qualquer um. Então, como se diferenciar e gerar valor para o cliente?

Portanto, pensando nisso, mapeamos e destrinchamos as principais tendências de fidelidade que devem estar no seu radar para o próximo ano. Desde o uso de Inteligências Artificiais até o comportamento de consumo das novas gerações, explicamos tudo o que você precisa saber para evoluir o seu programa de fidelidade, encantar o seu público e gerar os melhores resultados.

Inteligência Artificial: aliada ou rival?

Nos últimos anos, a I.A. já vinha sendo utilizada pelos profissionais de Marketing, Loyalty e CRM, principalmente em softwares de automação e chatbots. Agora, com tantas ferramentas à disposição, é preciso ter cuidado ao selecionar quais devem ser utilizadas ou não, quais serão facilitadoras ou obstáculos, quais ampliarão o talento humano ou quais diminuirão a produtividade da sua equipe. 

Mas para alcançar este discernimento é preciso colocar o cliente no centro da sua estratégia.

As empresas que se apressarem para utilizar I.A.’s sem uma visão customer-centric, apenas para reduzir custos, estão cometendo um grande erro. O caminho certo é adotar a Inteligência Artificial para melhorar a vida do seu cliente!

Para Harvard, as empresas que mais terão sucesso no futuro são aquelas que estão utilizando a Inteligência Artificial para:

  • Conectar dados e insights de diversas fontes
  • Repensar a experiência do cliente, criando uma jornada frictionless
  • Ativar diversas experiências em múltiplos canais 
  • Atingir cada consumidor de forma personalizada
  • Realizar testes constantemente, buscando inovação e novos negócios

Menos produtos, mais experiências

Oferecer experiências consiste em utilizar produtos e serviços como meios para engajar os consumidores em um nível emocional, criando momentos que sejam inesquecíveis. 

O momento ideal para começar a investir no oferecimento de experiências é agora, pois os gastos com experiências estão crescendo a um ritmo mais acelerado do que os gastos com bens e serviços, sendo que os millennials são a geração líder nesta mudança de consumo. 

Parte desse movimento se deve ao fato de que a grande maioria dos consumidores já retomaram suas rotinas pré-pandemia, o que inclui participar de eventos, se reunir com família e amigos, comprar em lojas físicas e estar mais fora de casa, de maneira geral. 

E quem pensa que as experiências são restritas aos parques de diversão está enganado. Com estratégias bem pensadas, diversos modelos de negócio podem se aproveitar dessa tendência e aumentar a fidelidade dos clientes à marca. 

A ascensão da Geração Z

Como se relacionar com uma geração que domina a tecnologia como nenhuma outra, está imersa no universo online, se preocupa com problemas sociais e ambientais, tem lapsos de atenção e possui um grande senso de imediatismo? 

O primeiro ponto de atenção ao se relacionar com os Gen-Zs e desenvolver programas de fidelidade para esse público é criar um jornada omnichannel fluida, com foco nos pontos de contato digitais. Afinal, a Geração Z é a que passa mais tempo navegando online

A gamificação também é um dos elementos fundamentais para estratégias direcionadas à Geração Z. De acordo com a Forbes, cerca de 60% dos Gen-Zs jogam vídeo-games ou jogos online pelo menos uma vez por semana. Portanto, adicionar níveis, ranqueamento, missões e badges ao seu programa de fidelidade irá impulsionar o engajamento do público no dia a dia.

Por fim, assim como os millennials, os Gen-Zs também preferem receber experiências como benefícios. Acesso a bastidores, eventos exclusivos ou até mesmo edições limitadas de produtos são muito mais atrativos do que descontos e cashback para esse público. 

Decifrando o consumidor do futuro

Por ser sensível a diversos fatores, desde o cenário econômico global até características pessoais, o comportamento do consumidor pode mudar mais rápido do que se imagina. Ano a ano, a forma como os clientes se relacionam com as marcas passa por grandes transformações, fazendo com que as empresas se perguntem constantemente: 

  • Quanto meu cliente está disposto a pagar?
  • Como posso alcançar novos públicos? 
  • Quais pontos de fricção precisam ser eliminados? 
  • Como manter meu cliente satisfeito e fiel à marca? 

E para não ser pego de surpresa, é preciso estar alguns passos à frente, antecipando-se às principais tendências e adaptando-se conforme as alterações previstas. 

  • A evolução do phygital: Em busca desse equilíbrio, as marcas precisam ir além do que se conhecia por phygital e adotar novas estratégias que atendam à preferência dos consumidores hoje: a integração ainda maior entre o físico e o digital na jornada de compra. 
  • Proteção de dados é prioridade: Conscientes da sensibilidade de seus dados, os consumidores estão mais atentos às questões de segurança da informação e exigem transparência das empresas. Eles não querem se sentir enganados por letras miúdas em regulamentos e desejam assumir o controle do que será compartilhado ou não. 
  • Consumo consciente e ESG: O consumidor do futuro se sente responsável por fazer mudanças significativas em questões ambientais, sociais e de governança. Ele reconhece que atitudes individuais são capazes de gerar impacto positivo no mundo e quer incentivar mais pessoas a fazer o mesmo. 

eBook Loyalty 2024

2024 já começou. Você está preparado? "Loyalty 2024" é o eBook exclusivo que te apresenta as principais tendências de loyalty e relacionamento com o cliente para você criar as melhores estratégias de fidelização no próximo ano!

Nesse material exclusivo e gratuito, você fica sabendo sobre:

  • Uso de Inteligências Artificiais
  • Oferecimento de experiências
  • Ascensão da Geração Z
  • Consumidor do futuro

Faça o download aqui!