Quais são os tipos de programas de fidelidade?

Programas de fidelidade são a estratégia ideal para conquistar e reter clientes, mas como escolher um modelo de programa?  Primeiro é preciso entender que existe mais de uma forma de fidelizar clientes e que é preciso escolher aquela que mais se adeque ao perfil do seu negócio e ao seu público.
Continue a leitura para conhecer alguns modelos de fidelização e escolher o melhor para a sua empresa.

Gamificação

A gamificação é uma estratégia utilizada dentro do loyalty com o objetivo de deixar a jornada do cliente mais divertida. São usados elementos de jogos para manter o público interessado nos conteúdos criados. Regras, pontos e tarefas são utilizados para criar a narrativa do processo, dando motivação para que o cliente continue seguindo as etapas do processo.  

Essa estratégia é ideal para gerar engajamento e, para que seja útil, é necessário que a participação do público seja totalmente voluntária, Além disso, as regras e objetivos devem ser claros desde o primeiro momento.  

Loyalty 4.0

Uma nova tendência no mercado, o Loyalty 4.0 utiliza de tecnologia para gerar novas experiências para o cliente. São usados elementos como hiper personalização, cross marketing, dados e inteligência artificial para criar uma comunicação única para cada cliente

Loyalty de propósito

Loyalty de propósito é a estratégia de fidelização onde os clientes são pontuados, ou premiados, de acordo com tarefas, dentro ou fora da internet, que estejam relacionadas aos ideais da marca. Dessa forma, é possível atrair e manter um público com valores alinhados.

Essa estratégia pode ser feita de diferentes formas, alinhando o sistema de pontuação à cultura da empresa, conectando seus produtos ou serviços a causas sociais, ou doando parte do valor gasto pelos clientes - o que irá incentivar a recorrência de compra.

Cashback

O cashback é a forma mais popular de fidelização atualmente. Nessa mecânica, o cliente recebe um percentual do valor da sua compra, este valor pode ser sacado em caixa ou utilizado em outras compras. O intuito dessa forma de fidelização é dar credibilidade para uma empresa, além de incentivar o cliente a continuar consumindo

Fidelidade em níveis

Programas de fidelidade em níveis são usados para criar um vínculo de lealdade. Nesse modelo de programa, o cliente sobe de nível ao realizar tarefas como comprar, postar conteúdos nas redes sociais, indicar amigos e mais. Neste tipo de fidelização cada nível representa uma vantagem maior, como mais descontos, brindes especiais, prêmios e outros. Logo, quanto mais leal à marca, melhor o benefício recebido.  

Crypto Rewards, Blockchain e NFT

Crypto rewards, Blockchain e NFTs podem não parecer tecnologias de fidelização, mas a grande verdade é que estas podem ser grandes aliadas se usadas da forma correta. É preciso entender as tendências do mercado para assim oferecer prêmios e experiências hiper personalizadas, logo, oferecer crypto rewards é um passo à frente do esperado.

Entenda mais sobre como fidelizar clientes na era do blockchain, crypto rewards e NFTs no nosso e-book completo.

Employee loyalty

Não são apenas os clientes que precisam estar engajados com a empresa, mas os colaboradores também. Não basta apenas o público externo acreditar no seu propósito, é preciso que o interno também acredite. Para aplicar o Employee loyalty é necessário conhecer quem trabalha na empresa, oferecer treinamentos e cursos relevantes, dar feedbacks reais, mostrar uma liderança confiável, além de entender as demandas e necessidades individuais de cada colaborador.

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